sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reforma Intima

Porque as pessoas teimam em não querer fazer algo por si. Principalmente quando o que há pra ser feito envolve sacrifício e doação.

Muitas vezes quando alguém nos relata um problema ou uma fase difícil que esta vivendo, para desabafar ou até mesmo esperando uma palavra amiga que ajude, ao terminar de ouvir quase sempre nos vem na mente algo para sugerir a pessoa.

Então mencionamos nossa idéia... Fulano, por que você não faz assim... Por que não decide por tal coisa... Por que não deixa pra lá... Por que não busca ajuda profissional... enfim damos nossa opinião, e observamos sua reação.

Quase sempre a pessoa diz que tem consciência de que precisa fazer o que estamos sugerindo, mas não faz, ou quando a idéia surge como novidade, muitas vezes é aceita até com entusiasmo, mas depois de algum tempo é descartada por comodismo.

Por que isso ocorre? Porque dá trabalho. Exige disciplina. Comprometimento consigo mesmo. Amor Próprio.

E infelizmente as pessoas não entenderam ainda que nasceram pra serem felizes e que podem e devem lutar para alcançar a felicidade.

Só que para isso, muitas vezes é necessário rever vários conceitos pessoais, modificar padrões de pensamento, mudar o modo de agir, enfim se reformar.

E assim como a reforma de uma casa, a reforma intima da muito trabalho, é necessário destruir muita coisa, para construir algo novo no lugar, e isso significa mexer em coisas velhas, podres e esquecidas.

É como uma ferida, cicatrizada por fora, mas com pus por dentro, é necessário tirar a casca, expurgar, limpar o ferimento, para que se cure de verdade.

Esse processo de expurgo não precisa necessariamente ser muito doloroso, tudo depende do que nos propusermos fazer.
Muitas vezes nos perdoar e perdoar as pessoas envolvidas, já faz todo o trabalho de limpeza, abrindo espaço para novas construções.

Contudo, mesmo os casos que exijam um pouco mais de empenho e sejam mais dolorosos, mesmo estes devem ser olhados de frente e enfrentados com coragem, pois com certeza o resultado será sempre compensador.

Não há nada pior que tentarmos navegar pelo mar da vida e percebermos que há uma ancora estendida nos fazendo ficar estagnados no mesmo local, sofrendo as desventuras de não termos mais provisões que nos alimentem a alma.

Mas para seguirmos adiante por esse mar abundante, e assim nos nutrirmos de sua fartura é necessário arregaçarmos as mangas e tiramos todo e qualquer sentimento, crença e atitude que esteja servindo de ancora.

Não tenhamos medo ou preguiça de fazer este trabalho de reforma, pois o resultado sempre vale a pena, mesmo quando de imediato não alcançamos o que queremos, só o fato de estarmos a caminho já nos enche a alma de esperança e convicção de um futuro melhor.

Boa Reforma!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Propósito de Vida

“Eis aqui um teste para verificar se a sua missão na terra está cumprida: 
Se você está vivo, não está.”

(Do livro Ilusões de Richard Bach)


Realmente nossa vida não pode ser um acidente do destino ou uma manifestação do acaso. Deus não dá ponto sem nó.

Se tivemos a oportunidade de nascer e crescer, é porque há um propósito nisso. Entretanto muitas vezes ignoramos esse fato por não conseguir identificar qual é nossa missão. Então vamos vivendo por viver... deixando nossa vida a mercê dos fatos externos que nos assolam.

Desta forma, acreditamos que tudo que nos acontece, independe de nós e não podemos interferir. Como se fossemos marionetes de Deus, seguindo regiamente seus movimentos.

Acontece que se assim fosse como poderíamos manifestar nossas diferenças e exercitar nosso aprendizado e evolução. Diferenças essas que Deus procurou com esmero destacar em cada um de nós.

O Criador nos deu o livre-arbítrio para que pudéssemos através de nossas escolhas galgar os degraus de nossa evolução e também manifestar toda nossa essência.

Assim sendo, não podemos desperdiçar essa oportunidade vivendo por viver... deixando nossa vida passar em brancas nuvens.

Se acaso não conseguimos perceber com clareza o propósito de nossa existência, ainda assim podemos nos determinar a buscar em cada situação vivida uma entrega de alma.

Viver intensamente cada instante, estar atento as nossas escolhas e reações diante dos fatos, observar que tipo de sentimento nutrimos no peito, e acima de tudo sentirmos prazer em viver.

Para aqueles que vêm com uma missão bem definida o grande segredo é não esmorecer, persistir sempre, pois com certeza alcançará êxito.

Mas para a grande maioria que não consegue descobrir “a que veio”, basta se disciplinar a ver a vida como uma grande escola, onde cada lição deve ser assimilada e experimentada, assim desta forma no decorrer do caminho, a sua importância e a sua contribuição se manifestará espontaneamente, cumprindo com primazia os desígnios do Criador.

E o nosso dever cumprido trará, com certeza, a sensação de realização, que enxerta nossa alma de Paz, Amor e Felicidade.

Viva Intensamente!

sábado, 22 de maio de 2010

Para Meu Grande Amor

Hoje é o aniversário de meu maridão, por isso quero aqui publicamente agradecer seu companheirismo, cumplicidade e acima de tudo seu Amor... (e outras coisitas mais, que não convém aqui comentar rs rs).

Espero que ele seja sempre muito feliz, pois sei que quanto mais feliz e realizado ele estiver mais coisas boas nós (eu e meus filhotes) viveremos ao seu lado.

Parabéns Meu Amor, Meu Amigo, Meu Amante...

Obrigada pelo filhos maravilhosos que fizemos juntos e por todos os momentos que passamos lado a lado.


Para o Meu Amor

Há determinados instantes
Que a vida nos transporta
Para um mundo de sonhos
Aonde nada importa

Um mundo mágico
Sem dor ou tristeza
Com sensações intensas
E profunda beleza

Neste lugar, só existe alegria
Sofrimento? Nunca há
E sabe por que é assim?
Porque você esta lá!

(Poesia escrita em 05/09/90, dois meses após conhecer meu grande amor)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pedido de Desculpas

Hoje uma amiga me encaminhou um e-mail com pedido de desculpas.

Ela acreditava ter sido grosseira ao me negar algo, que eu havia lhe pedido.

O engraçado é que o que eu queria e ousei pedir fugia as regras do local onde estávamos e onde ela cumpria a tarefa de coordenadora, ou seja, por motivos emocionais e até justificáveis eu estava a lhe pedir que abrisse uma exceção e autorizasse que eu fizesse algo “errado”.

Muito embora, o que me movia era uma boa intenção, eu tinha consciência de estar abusando e por isso nem me ative ao tom “grosseiro” que ela comentou ter usado.

Estou aqui a comentar esse fato, porque me chamou a atenção o cuidado que “pessoas do bem” tem com o semelhante. Como disse ela estava com a razão e de forma alguma percebi sua grosseria, mas mesmo assim como ela se cobrou, achando que poderia ter sido mais gentil, mesmo tendo que negar meu pedido, resolveu se desculpar.

E ao pedir desculpas ela disse algo que no meu ponto de vista deveria ser adotado por todas as pessoas que buscam se melhorar e crescer como ser humano.

Ela disse: “Sei que quando pedimos desculpas nós nos comprometemos a não fazer de novo a mesma coisa, e tomara que eu consiga mesmo.”

Realmente pedir desculpas é um grande passo para nosso crescimento, mas entender que o pedido de desculpa significa um compromisso consigo mesmo para não repetir o fato, é fundamental para não usarmos a desculpa como muletas, repetindo os erros, mas sim como um treinamento para novas posturas e atitudes diante dos outros e da vida.

Obrigada, Simone pela lição de humildade e espero que possamos viver muitos momentos como este. Com erros e enganos, uma vez que ainda somos falíveis, mas com a ousadia de usar esses tropeços para aprendermos um pouco mais.

Boas Lições para Todos Nós!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

terça-feira, 11 de maio de 2010

Epitáfio

Começamos hoje mais uma divisão de nosso Espaço. Músicas que embalam o Coração.

Nesta parte postarei músicas que acredito serem verdadeiras poesias que encantam a alma de quem as ouve, ou mesmo lições de vida, filosofia em forma de notas musicais que nos ajuda a crescer como ser humano.

Escolhi para começar uma música que dispensa comentários, recomendo que leiam ou ouçam com atenção, com o coração aberto, pois com certeza vocês sentiram a profundidade de tudo que ela diz.

Epitáfio

Compositor: Sérgio Brito
Intérpretes: Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído?
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor

Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído?
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aos Meus Amigos Portugueses


Acabei de assistir uma reportagem sobre a Ilha da Madeira, e não poderia deixar de registrar que fiquei muito encantada com o pouco que vi.

Confesso que fiquei com muita vontade de ver ao vivo e a cores todo o charme que transbordava da Ilha no inicio da primavera. As flores são deslumbrantes, diferentes, e as crianças fazendo o muro da esperança, achei de muito bom gosto para estimular os pequenos a cultivar a natureza. Belo exemplo.


Que o Universo conspire a meu favor para que eu possa viver a experiência de conhecer Portugal, dando um pulo à Ilha da Madeira, para me deliciar com o princípio da história de meu país, afinal somos ou não irmãos.

Abraços carinhosos a todos os Lusitanos, e obrigada aos seus antepassados por terem nos descobertos.

Boa Semana a Todos!