Mostrando postagens com marcador Reflexões sobre a Vida. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexões sobre a Vida. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Fazer o Bem

Desde que assimilei como Verdade Universal o fato de que o Bem e o Amor são as forças mais poderosas que existem, passei  a tentar cultivá-los de maneira mais intensa, pois sempre fui do bem, mas todos temos nossas revoltas, julgamentos, criticas e magoas que sempre descarregamos em alguém.

Então ao compreender que mesmo só em pensamento ou sentimento tudo volta pra nós, resolvi tentar (com muita dificuldade) me vigiar para não ver o lado ruim das pessoas e das situações e acima de tudo procurar lembrar que Deus habita dentro de todas as pessoas, mesmo aquelas que julgamos não merecedoras.

Desta forma, ser Amorosa se tornou meu lema, buscando assim criar na minha vida e na das pessoas a minha volta uma aura de Compreensão e Paz.

É claro que ainda faço em pequena escala, pois abranger o mundo cabe a TODOS e não a uma só pessoa, mas comecei, e talvez você também tenha começado, e caso ainda não... Comece agora, e verá os benefícios desta forma de ver a Vida, em toda sua plenitude, pois o Bem e o Amor de Cristo, envolve, protege e guia a Todos que se comprometem em praticá-lo com suas atitudes, palavras e pensamentos.
Sejas Feliz!

terça-feira, 19 de abril de 2011

O Sussurro do Coração

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:

- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
- Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles.
- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? - questionou novamente o pensador.
- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar:

- Então não é possível falar-lhe em voz baixa?
- Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele esclareceu:
- Vocês sabem por que se grita com uma pessoa quando se está aborrecido? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê?

Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.

E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem.

É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
 Por fim, o pensador conclui, dizendo:

- Quando vocês discutirem, não deixe que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

Mahatma Gandhi


Esta é uma grande verdade, mas a maioria das pessoas teima em não se perceberem como causadores de suas próprias dores, ou seja, sempre responsabilizam o outro pela distancia, pela intolerância e pela intransigência. Sem se dar conta de que quando um não quer... dois não brigam.

Desta forma, mesmo que outro esteja numa fase ruim, chateados conosco, nos tratando de forma áspera e grosseira, mesmo assim, podemos nos posicionar de forma a estabelecer condições pra nos entendermos.

As mágoas, diferenças e distancia só se fazem aumentar quando não abrimos nosso relacionamento para o dialogo sincero, mas com respeito e acima de tudo com o propósito de ouvir e compreender o outro.

Mesmo em casos críticos onde o relacionamento está bastante desgastado, é importante que se converse de coração pra coração, pois somente assim perceberemos o que ainda existe entre as pessoas.

Muitas vezes, podemos ter grandes surpresas ao ouvir o que o outro tem pra nos dizer e também ao falar o que nos vai à alma.

Muitos relacionamentos entram em crise e até terminam pelo simples fato das pessoas não se conhecerem mais, não se sentirem, não se ouvirem, passam a serem dois estranhos.

Vivem juntos, mas perderam a intimidade... Intimidade de alma, ideais, sonhos... E nestes casos, se ainda há amor, carinho, amizade, é possível resgatar a cumplicidade e o companheirismo.

E ao fazer este balanço, abrindo o coração ao outro, caso se descubra que o sentimento já não é o mesmo, que os dois, ou apenas um já não sente o mesmo amor de antes, também neste caso, será melhor que se falem e decidam o que fazer em comum acordo, pra que as feridas possam ser menores.

Afinal, um término de relação, quando é uma decisão unilateral sempre gera dor e mágoa, por isto, quanto antes se resolverem menos atrito e agressões ocorrerão.

E creiam que muitas vezes o fim não era eminente, ele só se concretizou devido a distancia que surgiu e que foi fermentada, por orgulho, por expectativa, ou por omissão.

Esperamos sempre que o outro nos compreenda, que adivinhem o que queremos e que se coloque a disposição de nossas vontades. Em contrapartida, ele também espera isto de nós.

Desta forma, ao invés de um jogo claro, limpo, sincero, fica um joguete de cobranças e mágoas quando o outro não percebe o que esperávamos que ele fizessem, e então ressentidos, também não nos esforçamos para perceber o que ele espera de nós, e também não correspondemos a suas expectativas, frustando-o.

Os relacionamentos entre casais ou mesmo de amizade, não devem ser baseados em servilismo, ninguém tem que fazer nada para ninguém. Mesmo havendo amor sincero. O amor nutre a alma, e tudo que façamos por quem amamos deve ser espontâneo, e não obrigação. Não podemos depender do outro pra ser feliz e satisfazer nossos anseios. Devemos ser plenos, completos, nos amar e realizar por nós o que queremos e precisamos pra ser feliz, e ai então compartilhar estas realizações com quem amamos.

Demonstrar amor e agir de forma a presentear o outro com algo bom, deve ser conseqüência da felicidade e bem estar que o amor sentido gera em nós, e não elemento do qual o outro dependa pra continuar vivendo.

O amor possui uma força incalculável que se bem usada é capaz de realizar grandes conquistas e gerar bem estar a todos que dele se alimentar, mas não nos esqueçamos que o amor não traz a dor, o que machuca é na realidade a falta de amor ou a ilusão que nos faz tratá-lo de forma materialista, com cobranças e dependências, e não de forma sublime e espiritual.

Que todos sintam o amor singelo que nutre a alma sem apego e gera bem estar independente da atitude do outro, pois somente assim estaremos nos aproximando um milímetro que seja do amor ensinado por Cristo.

Muita Paz!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Transcender

É interessante observarmos que às vezes um problema que pra muitos seria algo insignificante, pequeno e sem importância, pra outros tem um peso emocional imenso que pode fazê-los entrar numa depressão profunda, ter um forte acesso de raiva, de ira, ou uma crise de rebeldia.

Isto ocorre, porque cada pessoa é um ser único, um ser individual, que reage de forma diferente diante das situações. Muitas vezes enlevado, pelo seu histórico de vida, por tudo que já passou, por suas crenças, pelos nós emocionais que abriga em sua alma, enfim, vários são os motivos que levam as pessoas a reagirem desta ou daquela forma diante de uma mesma situação.

Pra lidarmos com isto, é importante fazermos um auto reconhecimento de nós. Conhecer-nos intimamente, buscando em nosso interior as razões que nos levam a reagir de forma diferenciada diante dos fatos que ocorrem em nossas vidas.

Buscando esse conhecimento interior, poderemos muitas vezes sanar problemas mais sérios que nos afligem, com uma profundidade imensa, problemas que podem nos levar a fases turbulentas, transportando assim todo nosso emocional para um mar revolto de emoções e desequilíbrios, que acabam por nos ferir, ferir nosso próximo, e nos faz mal, a ponto de desencadear síndromes emocionais e depressões.

Em contrapartida, ao buscarmos entender a nós mesmos, compreender o que há em nossa alma, muitas vezes percebemos que a reação negativa diante daquele problema nada mais é que um reflexo de uma situação anterior, semelhante a que se repete agora e que foi mal resolvida.

Uma situação que ficou pendente, que foi mal digerida, ou que não nos satisfez, deixando frustrações e mágoas em nossa existência.

Pode ser algo que deixou marcas profundas de sofrimento e dor, ou uma grande tristeza e sensação de abandono, impotência diante dos fatos; mas isso não significa que precisamos, ao vivenciar uma situação parecida, sentir tudo novamente.

A vida está em constante mudança. Mudamos a cada minuto, as situações, os padrões e comportamentos sociais, tudo muda, a todo instante, então, mesmo que tenhamos no passado, vivenciado de forma dolorosa uma determinada situação, mesmo que ela venha a se repetir hoje, não precisamos sentir a mesma coisa.

Pra tanto precisamos nos colocar de forma diferente diante dos fatos, buscar em nossa fé, em nossa consciência, e em nosso amor próprio, uma forma de suportar, ou melhor, de transcender o problema, para que o fato ocorrido, ao invés de nos machucar, nos fortaleça e nos prepare cada vez mais pra vida, que é sempre recheada de grandes desafios, que por vezes teimam em querer nos ferir. Mas ao mesmo tempo nos burila, assim como a um diamante bruto, que se vê lapidado, pra que possa brilhar e ser mais valorizado.

Busquemos então, esse autoconhecimento, como forma de defesa, e como forma de aperfeiçoamento, pra que sejamos sempre, melhores do que fomos anteriormente, e assim consigamos a todo instante expandir nossa essência, crescendo como seres humanos.

Muita Paz a Todos!



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Casamento e Liberdade


Conta uma velha lenda dos índios Sioux, que uma vez, Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do cacique, uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas, até a tenda do velho feiticeiro da tribo...

- Nós nos amamos... e vamos nos casar - disse o jovem. E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã... alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos... que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte. Há algo que possamos fazer?

E o velho emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:

- Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada...
Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia, e apenas com uma rede e tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso do monte... e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia.

E tu, Touro Bravo - continuou o feiticeiro - deves escalar a montanha do trono, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, e somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva!

Os jovens abraçaram-se com ternura, e logo partiram para cumprir a missão recomendada... no dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco.

O velho pediu, que com cuidado as tirassem dos sacos... e viu eram verdadeiramente formosos exemplares...

- E agora o que faremos? - perguntou o jovem - as matamos e depois bebemos a honra de seu sangue? Ou as cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne? - propôs a jovem.

- Não! - disse o feiticeiro, apanhem as aves, e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro... quando as tiverem amarradas, soltem-nas, para que voem livres...

O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado, e soltaram os pássaros... a águia e o falcão, tentaram voar mas apenas conseguiram saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela incapacidade do vôo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se machucar.

E o velho disse: 

- Jamais esqueçam o que estão vendo... este é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão... se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar-se um ao outro... 

Se quiserem que o amor entre vocês perdure... voem juntos... mas jamais amarrados.

(Lenda Indígena – Fonte: Internet)

Realmente esta lenda retrata uma das grandes verdades da vida. O amor deve ser livre e puro, sem intenções dominadoras, pois, quando é sufocado por controle excessivo, por cobranças e ciúmes doentios, começa a definhar e acaba por se tornar um sentimento destrutivo.

Diz o TAO* que: “Quem prende solta e quem solta prende”.

É claro que falar é muito mais fácil do que viver as situações. Geralmente quando amamos alguém, temos momentos de insegurança, medo de perder, de ser esquecidos.

Deste modo, com o pretexto de cuidar do que é “nosso”, ficamos controladores, possessivos e intransigentes.

Mas será que podemos perder o que não nos pertence?

Ninguém é de ninguém. Se temos alguém ao nosso lado é porque nos fazemos bem mutuamente, e não porque somos sua propriedade.

A liberdade é inerente ao ser humano, quando tentam cerceá-la, nos sentimos tristes, oprimidos e buscamos fugir, voar para longe.

E caso a prisão resista, ficamos agressivos, e podemos até machucar. O que denota claramente que não há amor na relação.

Uma união de amor verdadeiro, puro, é aquela onde as pessoas se respeitam, aceitam a outra como ela é, almejam vê-la feliz.


Assim, nada farão que possa entristecê-la, nem mesmo aprisioná-la em nome do Amor.

Que todos possam aprender a viver relações construtivas, baseadas no caminhar lado a lado, mas com cada um trilhando seu caminho, com suas próprias escolhas, serem amigos, parceiros, cúmplices e não algozes dominadores e escravos.

O amor é o sentimento mais poderoso que existe, mas ele só é real quando baseado no engrandecimento das almas e não na limitação do direito de ser quem somos.

Sejamos verdadeiros com nossa essência e deixemos que o outro também o seja. E assim voando lado a lado descobriremos as maravilhas deste mundo de oportunidades e sensações.

Bom vôo a Todos!



*TAO – Filosofia Taoísta (Taoísmo), fundada por Lao Tsé. - Filosofia Oriental.
O conceito de Tao é algo que só pode ser apreendido por intuição. É algo muito simples, mas não pode ser explicado. É o que existe e o que inexiste.
O Tao é o Caminho da espontaneidade natural. É o que produz todas as coisas que existem. É o modo de caminhar espontâneo que dá às coisas a sua perfeição.
(Fonte: Wikipédia)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dance pela Vida para espantar a Solidão

Solidão é estar fechado em si mesmo.
Muitas vezes nos queixamos de estar só, algumas pessoas ficam bastante entristecidas e chegam a crises profundas de depressão porque se acham sozinhas e abandonadas.

É claro que em casos mais graves como estes é necessária ajuda externa através de terapias, acompanhamentos e até remédios.

Mas no princípio, quando a solidão incomoda, mas não é intensa, podemos e devemos intervir.

A solidão surge quando não nos acolhemos, quando não nos apoiamos, quando não nos bastamos.
Sabemos que evoluímos em conjunto, que os relacionamentos humanos são ferramentas pra essa evolução.

Entretanto, ele se processa individualmente, ou seja, ao cuidarmos de nós e ficarmos melhores como pessoas, automaticamente estaremos gerando ações melhores para com o mundo e os outros e assim colaborando com a evolução do todo.

Assim sendo, devemos estar sempre atentos a quem somos no intimo e procurar nos amar, nos apoiar, sermos nossos próprios amigos e não esperar que as outras pessoas nos dêem seu apoio, compreensão e consideração.

Os outros participam de nossa vida como nós da deles, mas como complemento. A base, a parte elementar para nosso bem estar deve ser nutrido em nós, por nós mesmos.

Quando estamos equilibrados e em paz conosco, nossa alma parece ter tentáculos, assim como um grande polvo. 

São terminações que nos possibilitam transitar pela vida, vivendo relacionamentos que contribuem para o nosso caminhar.

Cada tentáculo se liga, sem dependência, ao tentáculo do outro ser e assim há troca de sentimentos, emoções e experiências.

Caso a relação passe a ficar tumultuada e nos fazer mal, o natural é que encolhamos nosso tentáculo para nos resguardar. E assim vamos dançando pela vida, abraçando a todos que passam por nós. Ora envolvendo, ora largando.

Há vários tipos de relacionamentos, em alguns damos apenas um aperto de mão, outros abraçamos forte, muitos só acenamos, e com outros nos entrelaçamos intimamente, mas devemos sempre nos manter livres, sem dependência.

Contudo, para nos mantermos aberto as relações, sem nos aprisionar, devemos estar equilibrados, e para tanto nossa auto estima deve ser cuidada, precisamos nos apoiar, nos amar.

Quando não conseguimos nos sentir, ou seja, sentir a nossa alma, nos amar, ser nosso melhor amigo, ficamos inseguros e começamos a depender do outro para nos apoiar, nos dar amor, enfim nos carregar pela vida.

Nessa situação os tentáculos de nossa alma estão atrofiados, não conseguimos dançar, fluir, pelo mar dos relacionamentos.

Arrastamos-nos e quando encontramos alguém que nos apóie colamos nele e passamos a sugar sua energia, sua consideração, seu amor.

Desta forma, nos tornamos tão dependentes que acreditamos que morreremos sem sua presença. Nesta fase quase sempre estamos fixados há poucas pessoas, dependendo da consideração e aprovação delas para sermos felizes.

E nesta dependência, nos grudamos de tal forma a essas pessoas que não conseguimos fazer contato com mais ninguém.

Deixamos passar experiências importantes para nosso crescimento, e para que estejamos mais nutritivos para nossa vida e nossas relações. Vamos assim, ficando vazios, sem graça, sem atrativos.

Às vezes vivemos uma relação assim, dependente, por anos e se a pessoa em questão também está desta forma, um suprime as necessidades do outro embora seja uma relação sem entusiasmo, sem a verdadeira felicidade, e cheia de cobranças.

Mas quando um dos seres abre os olhos e percebe que pode viver de forma mais intensa. E assim começa a ter mais auto estima, passando a se apoiar e não depender mais da aprovação do outro, normalmente esta pessoa tenta mostrar isto a outra, mas se não for compreendido, se sentirá sufocado e partirá.

Neste momento, é quando a solidão invade. O auto abandono dói, e é preciso reagir.

Mas a reação deve vir de dentro. Abrir os braços, perceber as pessoas a sua volta, mesmos as distantes ou aquelas que simplesmente passam por nós.

É preciso acima de tudo começar a se bastar. Não precisar que o outro lhe dê amor, apoio e carinho. Nós é que devemos nos dar isto. O que vier do outro deve ser um complemento, um presente e não uma obrigação.

Devemos ser uma pessoa nutritiva, uma pessoa que atraia os outros pelo seu jeito apetitoso de ser. Assim as pessoas sentirão prazer em conviver conosco.

Abramos nossos braços, dancemos com todos, a maravilhosa valsa da vida. Algumas vezes viveremos relações corriqueiras, outras mais profundas, mas neste bailar, nunca nos sentiremos só, porque estaremos conosco, ao nosso lado, para o que der e vier.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Rei e o Mendigo

Certa vez, um mendigo estava andando com um prato de arroz na mão, quando de repente parou ao seu lado o rei daquele lugar.

O Rei pediu para o mendigo um pouco do seu arroz.

O mendigo então olhou para o Rei e pensou: - Ele pode ter de tudo o que quiser. E foi bem mesquinho. Pegou um único grão de arroz e deu ao Rei.

O Rei, então, fechou o grão dentro da mão do mendigo tocou seu cavalo e foi embora.

Quando o mendigo abriu a mão, levou um susto. O grão de arroz havia se transformado em uma pepita de ouro.

Neste momento, o mendigo olhou para o prato de arroz e saiu correndo atrás do Rei, dizendo: - Por favor, Majestade, pare. Eu mudei de idéia, tome mais do meu arroz.

Então o rei disse: - Não. Você já recebeu tudo aquilo que colocou na vida, de bom grado e de bom Coração.

O que se recebe da vida é aquilo que nela se coloca primeiro, nem mais nem menos. "É lei".

(Desconheço o autor. Se alguém souber, favor avisar-me, para colocar os créditos)

Realmente, a vida é um eco. Ela nos manda de volta aquilo que emitimos.
Por isso é necessário que estejamos sempre atentos ao que estamos plantando. Essa escolha é nossa.

Se a cada passo que damos, parássemos por um instante, e avaliássemos o que estaremos atraindo ao ir nessa direção, poderíamos evitar alguns enganos desastrosos, ou mesmo amenizar reações negativas que viriam de escolhas duvidosas.

É claro que essa avaliação não é fácil. Muitas vezes, não temos a menor idéia de que nossas ações estarão gerando reações ruins. Mas em alguns casos, é válido, parar e se questionar, ou mesmo ouvir o que a vida nos diz, pois ela fala conosco através de experiências similares, exemplos de outros casos semelhantes ao nosso, ou mesmo através de pessoas que nos querem bem.

Quem vive sempre com boa vontade, com o desejo sincero de acertar, de estar no caminho correto, no caminho do bem, sempre é assessorado por seres espirituais, a nos intuir sobre o melhor caminho a seguir.

O que plantamos, colheremos. É dando que se recebe.

Ditados tão populares e máximas tão verdadeiras.

Que saibamos utilizá-los em nosso dia a dia, para o bem de Todos.

Plante sempre Amor, e viva numa terra de Bênçãos!!!

sábado, 31 de julho de 2010

A Língua é uma Faca Afiada

A faca pode cortar o alimento para que possamos comê-lo e nos manter vivos, mas também pode ferir e matar.

Assim, se nossa lìngua é semelhante a uma faca afiada, é necessário que estejamos sempre atentos ao que falamos.

As palavras podem incentivar, orientar e acalentar, assim como podem criticar, desmotivar, ofender e machucar.

E uma vez proferida, os seus efeitos, da mesma forma que uma flecha lançada, são inevitáveis.

Além do que falamos, devemos prestar atenção também em “como” falamos, pois muitas vezes é necessário que falemos algo contrário ao que as pessoas esperam.

Há equívocos que precisam ser pontuados, mas o que devemos notar é a intenção do equivocado.

Ou seja, devemos dizer o que pensamos ou o que é mais correto, para as pessoas que estão fazendo coisas desastrosas e absurdas, entretanto muitas vezes esta pessoa não está fazendo por mal, e sim por ignorância, por não saber o que é certo. Neste caso, esta pessoa não merece que falemos de forma grosseira e recriminatória.

Podemos falar com firmeza, mas também com carinho, servindo de orientador para seu engano, e não de juiz ferrenho a condenar.

Podemos dizer uma mesma coisa de diversas formas. E cada situação exige um modo diferente.

Então sejamos um camaleão a buscar a forma adequada a cada caso para falar o que se faz necessário.

Com certeza, a pessoa ao ouvir o que precisa, mas de forma mais próxima ao seu jeito de ser, se abrirá para avaliar sua conduta e o efeito será mais produtivo do que se nossas palavras se assemelharem a um trator a atropelá-las.

Que saibamos dizer o que queremos, o que pensamos e o que é necessário, mas da forma mais adequada e eficaz possível.

Boa Comunicação a Todos!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sopa de Legumes e a Vida

O que dá gosto a vida é a diversidade de opiniões e sabores.

O que seria de uma sopa de legumes, se colocássemos somente batatas?

Ora, seria uma sopa de batatas, que por mais gostosa que estivesse não nos saciaria o paladar e não nos nutriria com todas as proteínas necessárias ao nosso corpo.

Mas se acrescentássemos abóbora, chuchu, beterraba, aipo, mandioquinha, cenoura, couve, brócolis e outros tantos legumes possíveis; além de obter uma sopa muito mais saborosa, com certeza seria também mais nutritiva, devido a grande variedade de nutrientes encontrados nela.

O que devemos entender é que essa sopa é tão nutritiva e saborosa assim porque nenhum dos legumes está em quantidade muito superior aos demais.

É claro que há diferenças de quantidades entre eles, assim como uns tem sabor mais intenso que os outros.

Entretanto não há diferenças “exageradas” entre eles. O cozinheiro não colocará 10 quilos de batatas e 200 gramas dos demais legumes, por que assim continuará sendo somente uma sopa de batatas apesar de alguns ingredientes diferentes.

Ao fazer uma suculenta sopa de legumes o cozinheiro dosa a quantidade precisa de cada vegetal para que o equilíbrio entre eles seja perfeito.

Assim, Deus nosso “Cozinheiro-Criador” nos colocou no grande caldeirão da vida.



Somos os legumes que compõe a grande sopa. Cada um tem seu valor e cada um tem sua intensidade de sabor.

Ao entendermos que perante Deus somos iguais, passaremos a respeitar os outros, mesmo que suas opiniões divirjam totalmente da nossa.

E ao invés de rebater essas idéias contrárias gerando atrito, procuraremos intensificar o “nosso sabor”.

Se acreditamos que o que pensamos está certo, não adianta tentar fazer os outros pensar assim na marra.

Devemos sim, fazer o sabor de nossas idéias serem notadas na grande sopa, mas não através de argumentos e sim através do exemplo.

Quando ao invés de somente falar, passarmos a vivenciar nossa forma de pensar, com certeza ela será notada com mais clareza pelos demais e assimiladas por aqueles que estiverem em condição de absorvê-las.

Da mesma forma que devemos nos inspirar no exemplo de pessoas que têm condutas que poderão contribuir para nosso crescimento.

Enfim é uma grande troca de experiências e lições de vida, onde nada fala mais alto que o exemplo.

Sejas Feliz!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Lei do Dharma ou Propósito de Vida

Todos tem um propósito de vida... um dom singular ou um talento único para dar aos outros.
E quando misturamos esse talento singular com benefícios aos outros, experimentamos o êxtase da exultação de nosso próprio espírito – entre todos, o supremo objetivo.

(Trecho do Livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra)

Muitas vezes não percebemos o nosso propósito de vida porque ficamos procurando algo grandioso, uma missão humanitária, ou algo extraordinário, mas nem todos nascem com um propósito de vida tão especifico como Madre Teresa de Calcutá ou Gandhi.

Esses seres iluminados estão em um nível evolutivo acima do nosso, e estiveram entre nós para nos ensinar com seu exemplo o que é o verdadeiro amor ao próximo. Vieram para reafirmar os ensinamentos de Cristo.

Nós, também, podemos e devemos reforçar essas Leis, entretanto, devemos estar atentos a nossa real condição, porque dentro do que somos sempre há um talento singular como diz na frase acima.

Um talento só nosso. Somos criados da mesma matéria e da mesma forma, ou seja, temos a mesma importância para o Criador, mas não somos iguais, cada um tem seu jeito de Ser, seus conhecimentos adquiridos, seus dons, e essas diversidade além de estimulante, é providencial, pois assim cada um pode dar de si pra suprimir o que falta no outro e receber do outro o que precisa.

Essa é uma das ferramentas mais eficaz para nosso crescimento, a troca de experiência e dons, através da ajuda mútua.

É claro que essa ajuda, esta doação deve ser espontânea e desinteressada, pois se fizermos esperando algo em troca, não estaremos nos doando, usando nosso talento em beneficio do próximo, mas sim comercializando esse gesto.

Contudo, a satisfação que nossa alma sente ao ver esse talento divino que nos foi dado, sendo usando para ajudar alguém, é algo indescritível.

É uma sensação de plenitude, felicidade e paz. Nos sentimos tão bem que nossa energia é reciclada e rapidamente já estamos refeitos e prontos para outro gesto de amor e caridade.

Esse talento muitas vezes implica em fazer o que devemos, dentro da nossa profissão, por exemplo, mas de forma dedicada, nos doando por inteiro fazendo o nosso melhor.

Desta forma, seja o advogado se empenhando para que a justiça prevaleça, o médico salvando vidas, o empresário gerando empregos, o pedreiro criando moradias, a dona casa evitando desperdícios, qualquer um estará vivendo seu propósito de vida, se estiver fazendo o seu melhor. Se empenhando para acertar sempre, buscando a satisfação de todos e não só a sua.

Para outras pessoas, o propósito de vida é somente ser amigo. Estar à disposição das pessoas com uma palavra amiga, de incentivo. Procurando ajudar o outro a se sustentar em suas próprias pernas e acreditar em si.

Para outros tantos o dom se manifesta em sua fé. São lideres religiosos ou pessoas que buscam através de uma religião ou filosofia dar uma base para pessoas que ainda se sentem perdidas.

Mas caso seu propósito não seja assim tão simples e você realmente tenha uma missão diferenciada. Ao estar buscando fazer tudo da melhor maneira possível, a vida conseguirá lhe guiar em direção a esta missão especifica.

Contudo, o que vale sempre, em qualquer situação, é estar atento ao seu talento, existe algo que você sabe fazer melhor do que ninguém, mas só conseguirá desenvolver e manter esse dom se usá-lo em prol do todo, pois o Universo nos deu este talento para que possamos contribuir para a evolução da humanidade.

E todo aquele que é fiel aos seus dons e sentimentos, atraem a oportunidade de mais crescimento e de prosperidade, afinal todos nós almejamos crescer em todos os sentidos, e se estamos no caminho correto, nada impedirá que realizemos nossos sonhos.

Bom Darma a Todos!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pedi e Obtereis

O socorro do Céu

Montado em seu belo cavalo o rico fazendeiro dirigia-se à cidade, como fazia frequentemente, a fim de cuidar de seus negócios.

Nunca prestara atenção àquela casa humilde, quase escondida num desvio, à margem da estrada. Naquele dia experimentou insistente curiosidade. Quem morava ali?

Cedendo ao impulso, aproximou-se. Contornou a residência e, sem desmontar, olhando por uma janela aberta, viu uma garotinha de aproximadamente dez anos, ajoelhada, mãos postas, olhos lacrimejantes...

- Que faz você aí, minha filha?
- Estou orando à Deus, pedindo socorro... Meu pai morreu, minha mãe está doente, meus quatro irmãos têm fome...
- Que bobagem! O céu não ajuda ninguém! Está muito distante... Temos que nos virar sozinhos!...

Embora irreverente e um tanto rude, era um homem de bom coração. Compadeceu-se, tirou do bolso, boa soma de dinheiro e o entregou à menina.
- Aí está! Vá comprar comida para os irmãos e remédio para a mamãe! E esqueça a oração!...

Isto feito retornou à estrada. Antes de completar duzentos metros, decidiu verificar se sua orientação estava sendo observada. Para sua surpresa, a pequena devota continuava de joelhos.

- Ora essa menina! Por que não vai fazer o que recomendei? Não lhe expliquei que não adianta pedir?
E ela, feliz:
- Estou apenas agradecendo. Pedi ajuda a Deus e ele me mandou o senhor!

História do livro: Uma Razão para Viver
Autor: Richard Simonetti


Pequena história, mas com grandes ensinamentos:

1. Orar é falar com Deus, é senti-lo dentro de nós.

2. A oração possibilita que exercitemos nosso poder de crença, e ao acreditar firmemente atraímos o que pedimos.

3. O exercício da Fé faz com que nos sintamos mais próximos das forças do bem e assim nos fortalecemos e então nossa própria vontade de reação cria soluções para os problemas que estamos enfrentando.

4. A oração acalma, e muitas vezes os obstáculos ficam menores ou mais fáceis de resolver se estamos calmos, sensatos e com a cabeça fria.

5. Devemos ficar atentos as nossas intuições e desejos estranhos, pois às vezes nós somos “usados” por Deus para responder aos apelos de outras pessoas.

6. Lembrar sempre de agradecer, pois a gratidão reforça em nós a Fé e convicção de  que somos ouvidos, além de mostrar ao Universo que entendemos sua atuação em nossas vidas nos momentos em que precisamos de ajuda.

Que possamos viver em estado de prece, ou seja, que saibamos conversar com Deus frequentemente. 

Façamos Dele nosso melhor amigo, alguém com quem compartilhamos todas nossas dores e alegrias, medos e ansiedades, frustrações e realizações, enfim que possamos senti-lo dentro de nós em todos os dias de nossa vida.

Abraços a Todos!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Você está fazendo a sua parte?

“Meu trabalho é uma gota d’água no oceano, mas sem essa gota d’água, o oceano seria menor.”
Madre Tereza de Calcutá

Não há nada mais triste do que não darmos vazão a nossa personalidade, não buscar em nossas entranhas quem somos e o que pensamos a respeito da vida e de tudo que nos cerca.

É fundamental sabermos quais são nossas crenças, nossos princípios de vida e nossos limites.

Às vezes ouvimos alguém dizer que não vai fazer algo por que ninguém o faz, mesmo sabendo que é o correto.

Dentro desses comportamentos permissivos acabamos por nos defrontar com absurdos. Como ver pessoas jogando lixo na rua com a desculpa de que todo mundo joga, ou se apoiando em muletas de pura ignorância, alegando que não há lixeiras pelo caminho.

É muito triste ver pessoas fazendo corpo mole em tarefas sob sua responsabilidade por achar que o outro não esta se esforçando, e então questiona por que deveria se dedicar e fazer direito se os demais não estão se importando.

Mas, onde está seu profissionalismo, sua dedicação, seu empenho. Só porque o outro não se importa, passamos também a não nos importar, e assim nos juntamos no time dos rebeldes sem causa, usando de desculpismos para anular nossa falta de comprometimento com a vida.

Todos nós temos nosso lugar dentro da existência, não fomos criados em vão, há um propósito em eu ser quem sou, e em você ser quem é. Não podemos deixar de cumprir nossa parte dentro desta grande engrenagem, que é a vida.

O criador não espera de nós o que não podemos dar, ele nos conhece totalmente e sabe em que nível de entendimento e consciência cada um está, mas o que já sabemos, o que já conhecemos devemos fazer com desvelo e atenção, pois cabe a cada um fazer o que sabe ser o correto.

Dar nosso 100%, significa fazer sempre o melhor que pudermos, independente de como o resto do mundo possa fazer. E buscar a todo instante aperfeiçoar nossa consciência, abrindo a mente para ver que a vida não se resume somente no que presenciamos em nosso dia a dia.

Nossa existência esta muito além da rotina diária. Somos seres eternos e viemos para esta vida, para esta etapa de nossa existência, para aprender e ampliar nossa compreensão da vida.

Desta forma, para realmente evoluirmos e com isso nos tornar melhores, é imprescindível que façamos bem feito tudo que já conhecemos e busquemos melhorar o que ainda nos falta conhecer.

Só que isso dá trabalho, é preciso muitas vezes engolir o orgulho, deixar de lado a vaidade, e aprender a renunciar. E como o preço é alto, muitas vezes optamos por fingir não ver ou usar os outros como desculpa pra não fazer a nossa parte.

Entretanto a vida cobra. Quando podemos fazer diferente, fazer melhor e não fazemos por comodismo, a vida se encarrega da cobrança.

Começa enviando um aviso através de um contra tempo ou pequeno mal estar, se não resolve, aumenta a dose trazendo um problema real e uma dor significativa, e assim vai aumentando a intensidade dos problemas e sensações ruins até despertarmos do nosso hipnotismo, e arregaçarmos as mangas e nos pusermos em ação buscando cumprir ao que nos propusermos.

Sim, cumprir o que nós nos comprometemos, pois a vida não castiga, não é esse o caso, ela somente procura nos fazer perceber que desviamos de nosso caminho. Estamos aqui pra evoluir, pra nos melhorar, e um dia chegaremos a ser verdadeiramente a “semelhança do criador”.

Mas pra tanto haverá situações que teremos que passar, obstáculos que teremos que resolver, contudo todas essas dificuldades se tornam mais leves quando estamos imbuídos do desejo de resolver, usando da melhor maneira possível as ferramentas que o Criador nos deu, e assim ao invés de desculpas ou acomodação, usaremos Boa Vontade e Fé.

Quando algo não estiver surtindo um efeito que seja positivo... Faça diferente, busque dentro de si alternativas que possam abrir novas perspectivas em sua vida.

Afinal, assim como diz o ditado: quando a vida nos fecha uma porta, Deus abre uma janela para que vejamos algo Novo.

Beijos Fraternos!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Eu quero. Eu posso. Eu consigo.

De tempos em tempos o Universo me presenteia com frases, pensamentos, rituais, enfim apetrechos para auxiliar em meu crescimento.

Já faz tempo que creio no poder da mente, sei que o que acreditamos incondicionalmente atraímos para nós. Entretanto muitas vezes, me sinto cansada da luta diária em domar minha mente, que freqüentemente se assemelha a um cavalo selvagem, indomável.

Penso, afirmo e reafirmo coisas que creio importantes pra mim e elas teimam em não se realizar.

Pois bem, onde fica então a crença em meu poder de realização???

Assim, como não poderia deixar de ser o Universo, prontamente me traz a resposta.

Estou eu a ver TV sem compromisso algum, um programa de humor, nada filosófico e de repente ouço um personagem repetir: Eu quero. Eu posso. Eu consigo.

Nada novo, devo assumir... entretanto desta vez o que ele disse entrou na minha mente de forma diferente.

Era como se estivesse ouvindo pela primeira vez. E junto com as palavras, vieram as explicações devidas. Não me perguntem de que forma ocorre esses fenômenos... simplesmente acontecem. Vou tentar repassar. Vejamos:

Eu quero. – Não basta desejarmos algo racionalmente, sabermos que algo bom pra nós e para nosso próximo, ou mesmo que isso é a satisfação de um anseio de crescimento, prosperidade ou ampliação do ser.

É necessário ser antes de tudo um desejo de nosso Espírito. Nossa Alma é que deve ansiar por isto. Pois assim é certeza de que o objeto ou fato desejado estará vindo de encontro como nosso propósito de vida. Será um aperfeiçoamento, um burilamento na pedra preciosa que somos diante da visão do criador.

Os equívocos ocorrem porque desejamos o aparente, aquilo que supostamente nos fará felizes ou melhores. Às vezes percebemos corretamente e o desejo se realiza, outras vezes desejamos algo que invés de nos fazer crescer será nossa derrota, e assim por mais que mentalizemos não se concretiza.

Passemos então a sentir mais nossa Alma e deixar que ela nos guie em nossos desejos.

Eu posso. - Refere-se a acreditar que somos merecedores do que queremos.

Crer que temos a permissão do Criador para concretizar nossos sonhos.

Se já passamos pelo estágio de filtrar o que queremos pelo desejo sincero do Espírito, então estamos aptos a crer que temos o aval de Deus, e o Universo conspirará a nosso favor. E nada, nem ninguém, nos impedirá de seguirmos adiante.

Eu consigo. - Nos remete a idéia de que talvez não tenhamos o conhecimento suficiente para executar o necessário para a realização do desejo. Porém, não estamos atuando sozinhos. Fazemos a nossa parte, o que sabemos, o restante cabe a Vida.

Isso significa que não somos limitados por nosso físico, cor da pele, crença, nível de escolaridade, ou dons naturais.
Deus nos conhece de cor e salteados, frente e verso, e não nos cobraria pelo que não podemos dar.

Precisamos entender que fazendo o nosso melhor, dando nosso 100% já é o suficiente para mostrar nosso empenho, e assim o Universo suprime o restante para que se manifeste o que for nosso por direito.

O rio em sua sapiência se deixa levar pela correnteza... cumpre pelo caminho o seu papel, dando a floresta e aos animais o que lhe pedem... sacia a sede, molha a vegetação, enfim faz a sua parte e deixa a vida lhe levar.

Não questiona como será sua trajetória e mantêm a certeza, a convicção, de que chegará a seu destino. E assim seguindo o fluxo da Vida, em paz com sua consciência deixa a Natureza lhe guiar em direção ao Mar.

Que consigamos fazer a nossa parte bem feita, com louvor e nos largar nas mãos de Deus, deixando a Vida nos levar de encontro como nosso destino.

Nosso Criador, nosso Pai, designou a cada um o Melhor, seu amor incondicional nos remete ao Bem Maior e a Suprema Realização, assim não tem porque duvidarmos de nosso caminho.

Se muitas vezes, surgem dores, problemas, desespero é porque estamos tentando fazer as coisas do nosso jeito, ou não estamos sentindo nossa alma e dando nosso melhor.

Se em contrapartida acreditamos que somos uma fagulha Divina, um pedaço do Criador ouviremos seus desígnios dentro de nós, e os medos e inseguranças cessarão. Neste momento então nos renderemos a Vontade da Vida, e o Universo nos levará em direção a nossa Plena Realização e Felicidade.

Bons Ventos o Guiem!

Bom Fim de Semana!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reforma Intima

Porque as pessoas teimam em não querer fazer algo por si. Principalmente quando o que há pra ser feito envolve sacrifício e doação.

Muitas vezes quando alguém nos relata um problema ou uma fase difícil que esta vivendo, para desabafar ou até mesmo esperando uma palavra amiga que ajude, ao terminar de ouvir quase sempre nos vem na mente algo para sugerir a pessoa.

Então mencionamos nossa idéia... Fulano, por que você não faz assim... Por que não decide por tal coisa... Por que não deixa pra lá... Por que não busca ajuda profissional... enfim damos nossa opinião, e observamos sua reação.

Quase sempre a pessoa diz que tem consciência de que precisa fazer o que estamos sugerindo, mas não faz, ou quando a idéia surge como novidade, muitas vezes é aceita até com entusiasmo, mas depois de algum tempo é descartada por comodismo.

Por que isso ocorre? Porque dá trabalho. Exige disciplina. Comprometimento consigo mesmo. Amor Próprio.

E infelizmente as pessoas não entenderam ainda que nasceram pra serem felizes e que podem e devem lutar para alcançar a felicidade.

Só que para isso, muitas vezes é necessário rever vários conceitos pessoais, modificar padrões de pensamento, mudar o modo de agir, enfim se reformar.

E assim como a reforma de uma casa, a reforma intima da muito trabalho, é necessário destruir muita coisa, para construir algo novo no lugar, e isso significa mexer em coisas velhas, podres e esquecidas.

É como uma ferida, cicatrizada por fora, mas com pus por dentro, é necessário tirar a casca, expurgar, limpar o ferimento, para que se cure de verdade.

Esse processo de expurgo não precisa necessariamente ser muito doloroso, tudo depende do que nos propusermos fazer.
Muitas vezes nos perdoar e perdoar as pessoas envolvidas, já faz todo o trabalho de limpeza, abrindo espaço para novas construções.

Contudo, mesmo os casos que exijam um pouco mais de empenho e sejam mais dolorosos, mesmo estes devem ser olhados de frente e enfrentados com coragem, pois com certeza o resultado será sempre compensador.

Não há nada pior que tentarmos navegar pelo mar da vida e percebermos que há uma ancora estendida nos fazendo ficar estagnados no mesmo local, sofrendo as desventuras de não termos mais provisões que nos alimentem a alma.

Mas para seguirmos adiante por esse mar abundante, e assim nos nutrirmos de sua fartura é necessário arregaçarmos as mangas e tiramos todo e qualquer sentimento, crença e atitude que esteja servindo de ancora.

Não tenhamos medo ou preguiça de fazer este trabalho de reforma, pois o resultado sempre vale a pena, mesmo quando de imediato não alcançamos o que queremos, só o fato de estarmos a caminho já nos enche a alma de esperança e convicção de um futuro melhor.

Boa Reforma!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Propósito de Vida

“Eis aqui um teste para verificar se a sua missão na terra está cumprida: 
Se você está vivo, não está.”

(Do livro Ilusões de Richard Bach)


Realmente nossa vida não pode ser um acidente do destino ou uma manifestação do acaso. Deus não dá ponto sem nó.

Se tivemos a oportunidade de nascer e crescer, é porque há um propósito nisso. Entretanto muitas vezes ignoramos esse fato por não conseguir identificar qual é nossa missão. Então vamos vivendo por viver... deixando nossa vida a mercê dos fatos externos que nos assolam.

Desta forma, acreditamos que tudo que nos acontece, independe de nós e não podemos interferir. Como se fossemos marionetes de Deus, seguindo regiamente seus movimentos.

Acontece que se assim fosse como poderíamos manifestar nossas diferenças e exercitar nosso aprendizado e evolução. Diferenças essas que Deus procurou com esmero destacar em cada um de nós.

O Criador nos deu o livre-arbítrio para que pudéssemos através de nossas escolhas galgar os degraus de nossa evolução e também manifestar toda nossa essência.

Assim sendo, não podemos desperdiçar essa oportunidade vivendo por viver... deixando nossa vida passar em brancas nuvens.

Se acaso não conseguimos perceber com clareza o propósito de nossa existência, ainda assim podemos nos determinar a buscar em cada situação vivida uma entrega de alma.

Viver intensamente cada instante, estar atento as nossas escolhas e reações diante dos fatos, observar que tipo de sentimento nutrimos no peito, e acima de tudo sentirmos prazer em viver.

Para aqueles que vêm com uma missão bem definida o grande segredo é não esmorecer, persistir sempre, pois com certeza alcançará êxito.

Mas para a grande maioria que não consegue descobrir “a que veio”, basta se disciplinar a ver a vida como uma grande escola, onde cada lição deve ser assimilada e experimentada, assim desta forma no decorrer do caminho, a sua importância e a sua contribuição se manifestará espontaneamente, cumprindo com primazia os desígnios do Criador.

E o nosso dever cumprido trará, com certeza, a sensação de realização, que enxerta nossa alma de Paz, Amor e Felicidade.

Viva Intensamente!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Quando a vida traz um problema

Quando a vida nos traz um problema recorrente, ou seja, que se repete com freqüência, é porque temos algo a aprender com essa situação.

Às vezes há uma característica em nosso jeito de ser, ou um padrão de pensamento que teima em nortear nossas ações, mas que já deveriam ter sido abandonados por nós. Já não combinam com o nosso momento atual. Sabemos fazer melhor.

Assim, a vida começa a cobrar a mudança de atitude dentro do que já compreendemos e sabemos ser mais funcional e adequado. E ela faz essa cobrança através de problemas, situações que exijam nosso posicionamento.

Se absorvermos o ensinamento e modificamos nosso pensar e agir, o problema se vai, e não volta mais. Pelo menos não esse tipo de problema.

Entretanto se teimamos em agir igual antes, não compreendendo que devemos expandir nossa visão sobre essa situação e não absorvemos as lições que a vida nos aplica. Então, por mais que momentaneamente solucionemos o problema, ele voltará.

Às vezes igualzinho, outras vezes remodelado, mas com as mesmas características. Sempre com o intuito de nos fazer aprender e crescer com a dificuldade.

Desta forma, se há algum aspecto de sua vida que está sempre em dificuldade, que mesmo com toda sua dedicação não anda, não se resolve, é porque você já sabe fazer melhor, ou fazer diferente.

Observe seu modo de agir nesse aspecto de sua vida. Reaja diferente da próxima vez que surgir um contratempo. Procure quebrar paradigmas, padrões de pensamento, ou seja, mude seu jeito de pensar sobre esse assunto.

Muitas vezes, nossas idéias estão ultrapassadas, e nós não notamos, simplesmente porque não questionamos seu por quê. Ou porque, foi nos ensinado que isso é o correto, mas correto aos olhos de quem, e em que época. Tudo na vida muda. As idéias, as pessoas, os comportamentos.

É imprescindível acompanharmos a mudança dos tempos.
E caso um problema se repita com freqüência, pergunte-se: O que eu tenho que aprender com ele? Sinta a resposta... a vida sempre responde.

E mude, pois assim com certeza seus caminhos se abrirão. Pelo menos até a próxima lição, neste ou em outro aspecto de sua vida.
Afinal a Vida é uma Escola em tempo Integral.

Boa Aula!

domingo, 28 de março de 2010

Vire a Página

Porque algumas pessoas teimam em não virar a página de sua vida a cada novo dia que se inicia. Você já observou quanto lixo carregamos em nossas costas por causa de situações que não esquecemos ou não deixamos de lado.

É claro que já experimentamos situações que nos agrediram a alma e até mesmo o corpo. Magoaram-nos profundamente, nos deixaram com raiva, ódio, tristes, enfim deixaram cicatrizes profundas.

Estamos a todo instante convivendo com pessoas diferentes de nós, que possuem jeito de ser e de pensar que podem destoar totalmente do que esperamos. Por isso muitas vezes nas relações que travamos somos surpreendidos por atitudes que nos ferem assim como nossas ações também podem ferir o outro.

Isso é um fato da vida, não temos como evitá-lo, pois não possuímos o poder de modificar o outro e exigir que ele nos trate como achamos que merecemos.
Mas o mal maior que esses conflitos podem trazer não consiste na dor do momento vivido. Essa dor deve, sim, ser vivida, sentida profundamente, até mesmo para que possamos expurgar todo o sentimento negativo gerado pela atitude que nos feriu.

Entretanto, após o período de “luto” por essa situação dolorosa, devemos esquecer... Continuar nossa vida, buscando novos alentos, novas oportunidades.
Ficar remoendo o que passou não nos vingará pela dor sentida. Nossa mágoa ou raiva, a todo instante lembrada não atingirá de forma alguma o causador da dor. Muito provavelmente essa pessoa, nem se lembra mais do que fez pra nós, ou nem sabe que nos feriu.

Assim, ao acalentarmos a dor, estaremos fazendo mal a nós mesmos. Plantando em nosso coração ervas daninha que impedem o surgimento de novos sentimentos bons, pois nosso peito é um grande campo onde escolhemos o que queremos cultivar.

Portanto, vire a página a cada novo dia que nasce...
E abra seu coração para novas histórias a serem escritas...
No livro de sua existência.
Seja Feliz!

terça-feira, 23 de março de 2010

A Vida não segue um Roteiro

É difícil lidar com contrariedades. Quando algo dá errado, normalmente ficamos tristes, irritados e ás vezes desesperados. Isso ocorre porque queremos estar sempre no controle de tudo, fazendo com que as coisas se desenvolvam dentro do roteiro escrito por nós.

Mas a vida não é assim. Existem vários fatores que interferem no fluxo das situações. Muitas vezes, queremos algo, mas nossas atitudes e pensamentos geram situações diferentes do que almejamos. Nestes casos, normalmente achamos um bode expiatório para culpar por nossas frustrações, ao invés de assumir a responsabilidade sobre o ocorrido.

E assim optamos pelo caminho mais difícil, pois ao responsabilizar algo ou alguém pelas nossas derrotas estamos dando a uma força externa o poder de criar o nosso destino, ao invés de tomar em nossas mãos as rédeas de nossa vida.

Somos filhos do criador, feitos à sua imagem e semelhança, portanto somos co-criadores. Temos o poder de fazer diferença, de modificar nossa história, de atrair o que necessitamos e desejamos. E se ainda não conseguimos é porque desconhecemos o funcionamento das leis da vida e não acreditamos sermos portadores de tão grande poder.

Cabe a cada um decidir se quer continuar sendo expectador de sua própria história ou prefere se tornar o protagonista que ousa, busca, arrisca, erra, acerta, mas principalmente vive. Vive intensamente ao invés de passar pela vida.

Buscando através da vivência entender as leis que regem o Universo, e usar essa informação para fazer escolhas mais acertadas que trarão resultados produtivos e consequentemente nos farão mais felizes.
Luz a Todos!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Eita Vida Boa!

Outro dia, num fim de semana, me vi reclamando de tédio. Comentei com meu marido sobre a falta de novidades em minha vida e neste momento, ele somente me olhou com carinho e disse: não reclame... a vida é boa.
Foi o suficiente para que uma enxurrada de pensamentos invadisse minha mente. Percebi em instantes o tamanho do absurdo que estava dizendo. Senti-me envergonhada.

Olhei em volta e notei que o “velho” presente em minha vida, nada mais é que a rotina acalentada por mim, através de minhas conquistas. São situações que embora corriqueiras e já isentas de qualquer mistério, fazem parte da minha história. É a somatória do que sou hoje.

Se ás vezes sentimos falta de algo diferente é porque nossa alma anseia novos aprendizados e descobertas (isso é condição inerente do ser), precisamos crescer.
Entretanto não devemos jamais associar esse desejo de mudança a idéia de que o que já possuímos em nossa vida é ruim, devemos sim buscar o “novo” para acrescentar ou até mesmo modificar o que somos, à medida que assimilamos novas formas de ser e viver.

Assim, ao invés de focarmos o que não temos, devemos dar vazão a todos os aspectos de nossa vida já conquistados... ser mãe, esposa, profissional, amiga, e tudo mais, dando sempre nosso 100%, e abrir janelas em nossa alma para novas conquistas. Possibilidades de desenvolver talentos inusitados ou simplesmente aperfeiçoar os que já possuímos.

Será que não posso me melhorar como mãe? Que não posso descobrir uma nova forma de demonstrar amor? Ou como conviver melhor com colegas de trabalho ou amigos? Ou ainda, descobrir uma nova vocação?

Enfim, estamos em eterna mutação... Isso é evolução!
E quando sentirmos o tédio bater a nossa porta, não reclamemos do que há, mas sim busquemos o que pode ser.
Viver é uma eterna aventura em busca de bem estar, paz interior e realizações.
Seja Feliz!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Só por hoje...

É muito bom o lema utilizado por grupos que tem algum tipo de vício, compulsão ou distúrbios quando decidem vencê-los. O fato de ver um dia de cada vez transforma o desafio em algo possível e nos faz perceber a importância do agora.

E se começássemos a utilizar esse lema para situações corriqueiras de nossas vidas. Que efeito teríamos? Vamos tentar?

Só por hoje... não criticarei meu próximo, por ele pensar e agir diferente de mim.

Só por hoje... serei mais tolerante e carinhoso com meus filhos, mesmo estando cansado depois de um dia de trabalho.

Só por hoje... darei ao meu companheiro(a) o direito de defender sua opinião, antes de sufocá-lo com cobranças.

Só por hoje... pararei por um minuto que seja para contemplar a natureza, o céu, o sol, os pássaros, e agradecerei ao Criador.

Só por hoje... esquecerei minhas dívidas e acreditarei convictamente que o Universo é rico e abundante e que quando estamos com Deus tudo tem solução.

Só por hoje... me olharei no espelho e direi que me amo assim exatamente como sou pois apesar de meus pontos fracos tenho em mim a perfeição divina.

Só por hoje... não terei vergonha de dizer o que sinto, assumindo meus medos e inseguranças e assim conseguir ser o mais verdadeiro possível comigo mesmo, sem me importar com o que os outros vão pensar.

Só por hoje... prestarei mais atenção ao meu corpo nutrindo-o com pensamentos de saúde evitando pensar em doenças e dores.

Só por hoje... irei prestar atenção no que estou comendo e abençoarei a comida.

Só por hoje... vou sorrir mais.

Só por hoje... vou decidir, apesar de tudo, “Ser Feliz por Opção”.

Só por hoje...

Um forte abraço!