Mostrando postagens com marcador Pensamentos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pensamentos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 13 de julho de 2010

Lei do Dharma ou Propósito de Vida

Todos tem um propósito de vida... um dom singular ou um talento único para dar aos outros.
E quando misturamos esse talento singular com benefícios aos outros, experimentamos o êxtase da exultação de nosso próprio espírito – entre todos, o supremo objetivo.

(Trecho do Livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra)

Muitas vezes não percebemos o nosso propósito de vida porque ficamos procurando algo grandioso, uma missão humanitária, ou algo extraordinário, mas nem todos nascem com um propósito de vida tão especifico como Madre Teresa de Calcutá ou Gandhi.

Esses seres iluminados estão em um nível evolutivo acima do nosso, e estiveram entre nós para nos ensinar com seu exemplo o que é o verdadeiro amor ao próximo. Vieram para reafirmar os ensinamentos de Cristo.

Nós, também, podemos e devemos reforçar essas Leis, entretanto, devemos estar atentos a nossa real condição, porque dentro do que somos sempre há um talento singular como diz na frase acima.

Um talento só nosso. Somos criados da mesma matéria e da mesma forma, ou seja, temos a mesma importância para o Criador, mas não somos iguais, cada um tem seu jeito de Ser, seus conhecimentos adquiridos, seus dons, e essas diversidade além de estimulante, é providencial, pois assim cada um pode dar de si pra suprimir o que falta no outro e receber do outro o que precisa.

Essa é uma das ferramentas mais eficaz para nosso crescimento, a troca de experiência e dons, através da ajuda mútua.

É claro que essa ajuda, esta doação deve ser espontânea e desinteressada, pois se fizermos esperando algo em troca, não estaremos nos doando, usando nosso talento em beneficio do próximo, mas sim comercializando esse gesto.

Contudo, a satisfação que nossa alma sente ao ver esse talento divino que nos foi dado, sendo usando para ajudar alguém, é algo indescritível.

É uma sensação de plenitude, felicidade e paz. Nos sentimos tão bem que nossa energia é reciclada e rapidamente já estamos refeitos e prontos para outro gesto de amor e caridade.

Esse talento muitas vezes implica em fazer o que devemos, dentro da nossa profissão, por exemplo, mas de forma dedicada, nos doando por inteiro fazendo o nosso melhor.

Desta forma, seja o advogado se empenhando para que a justiça prevaleça, o médico salvando vidas, o empresário gerando empregos, o pedreiro criando moradias, a dona casa evitando desperdícios, qualquer um estará vivendo seu propósito de vida, se estiver fazendo o seu melhor. Se empenhando para acertar sempre, buscando a satisfação de todos e não só a sua.

Para outras pessoas, o propósito de vida é somente ser amigo. Estar à disposição das pessoas com uma palavra amiga, de incentivo. Procurando ajudar o outro a se sustentar em suas próprias pernas e acreditar em si.

Para outros tantos o dom se manifesta em sua fé. São lideres religiosos ou pessoas que buscam através de uma religião ou filosofia dar uma base para pessoas que ainda se sentem perdidas.

Mas caso seu propósito não seja assim tão simples e você realmente tenha uma missão diferenciada. Ao estar buscando fazer tudo da melhor maneira possível, a vida conseguirá lhe guiar em direção a esta missão especifica.

Contudo, o que vale sempre, em qualquer situação, é estar atento ao seu talento, existe algo que você sabe fazer melhor do que ninguém, mas só conseguirá desenvolver e manter esse dom se usá-lo em prol do todo, pois o Universo nos deu este talento para que possamos contribuir para a evolução da humanidade.

E todo aquele que é fiel aos seus dons e sentimentos, atraem a oportunidade de mais crescimento e de prosperidade, afinal todos nós almejamos crescer em todos os sentidos, e se estamos no caminho correto, nada impedirá que realizemos nossos sonhos.

Bom Darma a Todos!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Você está fazendo a sua parte?

“Meu trabalho é uma gota d’água no oceano, mas sem essa gota d’água, o oceano seria menor.”
Madre Tereza de Calcutá

Não há nada mais triste do que não darmos vazão a nossa personalidade, não buscar em nossas entranhas quem somos e o que pensamos a respeito da vida e de tudo que nos cerca.

É fundamental sabermos quais são nossas crenças, nossos princípios de vida e nossos limites.

Às vezes ouvimos alguém dizer que não vai fazer algo por que ninguém o faz, mesmo sabendo que é o correto.

Dentro desses comportamentos permissivos acabamos por nos defrontar com absurdos. Como ver pessoas jogando lixo na rua com a desculpa de que todo mundo joga, ou se apoiando em muletas de pura ignorância, alegando que não há lixeiras pelo caminho.

É muito triste ver pessoas fazendo corpo mole em tarefas sob sua responsabilidade por achar que o outro não esta se esforçando, e então questiona por que deveria se dedicar e fazer direito se os demais não estão se importando.

Mas, onde está seu profissionalismo, sua dedicação, seu empenho. Só porque o outro não se importa, passamos também a não nos importar, e assim nos juntamos no time dos rebeldes sem causa, usando de desculpismos para anular nossa falta de comprometimento com a vida.

Todos nós temos nosso lugar dentro da existência, não fomos criados em vão, há um propósito em eu ser quem sou, e em você ser quem é. Não podemos deixar de cumprir nossa parte dentro desta grande engrenagem, que é a vida.

O criador não espera de nós o que não podemos dar, ele nos conhece totalmente e sabe em que nível de entendimento e consciência cada um está, mas o que já sabemos, o que já conhecemos devemos fazer com desvelo e atenção, pois cabe a cada um fazer o que sabe ser o correto.

Dar nosso 100%, significa fazer sempre o melhor que pudermos, independente de como o resto do mundo possa fazer. E buscar a todo instante aperfeiçoar nossa consciência, abrindo a mente para ver que a vida não se resume somente no que presenciamos em nosso dia a dia.

Nossa existência esta muito além da rotina diária. Somos seres eternos e viemos para esta vida, para esta etapa de nossa existência, para aprender e ampliar nossa compreensão da vida.

Desta forma, para realmente evoluirmos e com isso nos tornar melhores, é imprescindível que façamos bem feito tudo que já conhecemos e busquemos melhorar o que ainda nos falta conhecer.

Só que isso dá trabalho, é preciso muitas vezes engolir o orgulho, deixar de lado a vaidade, e aprender a renunciar. E como o preço é alto, muitas vezes optamos por fingir não ver ou usar os outros como desculpa pra não fazer a nossa parte.

Entretanto a vida cobra. Quando podemos fazer diferente, fazer melhor e não fazemos por comodismo, a vida se encarrega da cobrança.

Começa enviando um aviso através de um contra tempo ou pequeno mal estar, se não resolve, aumenta a dose trazendo um problema real e uma dor significativa, e assim vai aumentando a intensidade dos problemas e sensações ruins até despertarmos do nosso hipnotismo, e arregaçarmos as mangas e nos pusermos em ação buscando cumprir ao que nos propusermos.

Sim, cumprir o que nós nos comprometemos, pois a vida não castiga, não é esse o caso, ela somente procura nos fazer perceber que desviamos de nosso caminho. Estamos aqui pra evoluir, pra nos melhorar, e um dia chegaremos a ser verdadeiramente a “semelhança do criador”.

Mas pra tanto haverá situações que teremos que passar, obstáculos que teremos que resolver, contudo todas essas dificuldades se tornam mais leves quando estamos imbuídos do desejo de resolver, usando da melhor maneira possível as ferramentas que o Criador nos deu, e assim ao invés de desculpas ou acomodação, usaremos Boa Vontade e Fé.

Quando algo não estiver surtindo um efeito que seja positivo... Faça diferente, busque dentro de si alternativas que possam abrir novas perspectivas em sua vida.

Afinal, assim como diz o ditado: quando a vida nos fecha uma porta, Deus abre uma janela para que vejamos algo Novo.

Beijos Fraternos!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Propósito de Vida

“Eis aqui um teste para verificar se a sua missão na terra está cumprida: 
Se você está vivo, não está.”

(Do livro Ilusões de Richard Bach)


Realmente nossa vida não pode ser um acidente do destino ou uma manifestação do acaso. Deus não dá ponto sem nó.

Se tivemos a oportunidade de nascer e crescer, é porque há um propósito nisso. Entretanto muitas vezes ignoramos esse fato por não conseguir identificar qual é nossa missão. Então vamos vivendo por viver... deixando nossa vida a mercê dos fatos externos que nos assolam.

Desta forma, acreditamos que tudo que nos acontece, independe de nós e não podemos interferir. Como se fossemos marionetes de Deus, seguindo regiamente seus movimentos.

Acontece que se assim fosse como poderíamos manifestar nossas diferenças e exercitar nosso aprendizado e evolução. Diferenças essas que Deus procurou com esmero destacar em cada um de nós.

O Criador nos deu o livre-arbítrio para que pudéssemos através de nossas escolhas galgar os degraus de nossa evolução e também manifestar toda nossa essência.

Assim sendo, não podemos desperdiçar essa oportunidade vivendo por viver... deixando nossa vida passar em brancas nuvens.

Se acaso não conseguimos perceber com clareza o propósito de nossa existência, ainda assim podemos nos determinar a buscar em cada situação vivida uma entrega de alma.

Viver intensamente cada instante, estar atento as nossas escolhas e reações diante dos fatos, observar que tipo de sentimento nutrimos no peito, e acima de tudo sentirmos prazer em viver.

Para aqueles que vêm com uma missão bem definida o grande segredo é não esmorecer, persistir sempre, pois com certeza alcançará êxito.

Mas para a grande maioria que não consegue descobrir “a que veio”, basta se disciplinar a ver a vida como uma grande escola, onde cada lição deve ser assimilada e experimentada, assim desta forma no decorrer do caminho, a sua importância e a sua contribuição se manifestará espontaneamente, cumprindo com primazia os desígnios do Criador.

E o nosso dever cumprido trará, com certeza, a sensação de realização, que enxerta nossa alma de Paz, Amor e Felicidade.

Viva Intensamente!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Sou como você me vê

Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania.
Depende de quando e como você me vê passar.

Clarice Lispector

Não é porque é minha xará, mas esta mulher é de uma sabedoria profunda. Tenho muito a aprender com ela. Espero que a semelhança no nome contribua para o meu entendimento.

Realmente, tudo na vida depende... depende de como estamos ao viver o fato... de como reagimos ao ocorrido... de quando isto acontece... e da repercussão que tem a nossa volta.

Às vezes algo que seria arrasador passa como uma experiência tranqüila, enquanto algo simples de repente se transforma numa situação limite e desafiadora.

Essa é a grande sabedoria a ser absorvida. Ser o que somos em essência e percebermos que a forma como estamos sendo interpretados, pode não retratar a nossa verdadeira intenção, pois a visão do observador pode ser equivocada.

E da mesma forma que em alguns casos engrandecerão nossas atitudes, vendo em nós amizade, força e coragem; em outros poderão nos taxar de mesquinhos, fracos ou insinceros.

Quem observa usa sua própria medida para avaliar o que vê. Assim o crivo de sua sentença passará sempre pelos seus receios e por suas ilusões mais profundas.

É muito complicado entender o ser humano. Nós também utilizamos nossos pesos e medidas para interpretar a ação do outros. É o que conhecemos... fica difícil usar outros parâmetros.

Mas como disse, ai está o aprendizado... devemos quebrar paradigmas... nos livrar de vícios mentais que nos faz crer que cada atitude tem sempre uma única explicação.

As pessoas são diferentes uma das outras e estão sempre em evolução o que significa que não há regras e a cada instante seremos aquilo que o outro consiga ver em nós.

Que possamos abrir nossos olhos, envoltos em boa vontade, ao observarmos as atitudes de nosso próximo, procurando ver o lado bom de suas ações e caso não seja possível, não nos deixemos contaminar por julgamentos precipitados, e sensações ruins.

Ao observar alguém lembre-se: Cada um é como você vê...

Veja o melhor!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Escolha Ser Feliz

"Sejas como o Sândalo que perfuma o machado que o fere!"
Siddharta Gautama

Muitas vezes deixamos que as outras pessoas decidam como vamos agir, ignorando nossa essência, nosso jeito espontâneo de ser, em função das atitudes delas.

Paramos de dar bom dia a um vizinho mal humorado, só porque ele não nos responde. Não somos gentil e educado com um colega de trabalho somente porque ele se sente infeliz e é incapaz de entender uma atitude amiga.

Afinal, a quem devemos agradar? Ao outro que reflete ao mundo a sua volta suas inquietações, frustrações, anseios e expectativas; ou a nós mesmos... a quem devemos satisfações sobre nossos atos, pois somente o que nós fazemos é que nos atinge.

A indiferença e grosseria do outro só poderá nos fazer mal se deixarmos, se dermos crédito a elas, assim como suas gentilezas também somente nos agradarão se absorvermos o bem estar causado por elas. A opção é nossa.

Escolhemos o que aceitamos do outro, seja de bom ou ruim... Mas o que nós mesmos plantarmos em nossa caminhada... Nós colheremos.

Façamos sempre o melhor que pudermos... Não deixemos pra amanhã o que pudermos fazer hoje... Não nos preocupemos com a aprovação do outro, se estivermos fazendo o que nossa essência anseia.

Afinal ao fazermos algo bom, atraímos pra nossa vida algo semelhante, independente da aceitação do outro.

Fora o fato de que: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, ou seja, as atitudes contagiam. Então vamos ser propagadores de boas ações, mostrando a todos que desejamos viver bem, felizes e em paz.

Ser Feliz é uma opção.
É optar por ver somente o lado bom da vida e das pessoas.
É escolher não se melindrar com as atitudes ruins.
É exercitar o livre arbítrio escolhendo o Bem Maior.

Escolha Ser Feliz!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Faça Diferente

“Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve.”
(Lair Ribeiro)

Por que teimamos em não mudar...

Resistimos a essa idéia mesmo sabendo que certas atitudes nos levam a resultados que não nos satisfazem.

Temos certos padrões de comportamento que nos acompanham há tempos, e a cada vez que assim agimos temos por conseqüência fatos desagradáveis.

Exemplo disto é quando somos “pavio curto” e queremos resolver tudo na marra, na imposição, na briga...

Quase sempre temos um resultado contrário ao que esperávamos ou quando alcançamos o desejado é de forma desgastante e à custa da mágoa de alguém.

Afinal, será que não conseguiríamos pontuar nossos desejos e lutar por eles com atitudes firmes, porém amistosas, sem a pretensão de ganharmos no grito.

Outra situação: quando temos tendência ao consumismo exagerado ou desnecessário, e depois sofremos com a bola de neve de dívidas que nos persegue, trazendo mal estar e preocupações.

Não seria mais inteligente verificar as atitudes causadoras do problema e mudar em nós a forma de ser e agir antes que criar o problema.

Esse dois exemplos ilustram o tema, mas ele refere-se a qualquer aspecto de nossas vidas.
Tudo que vivemos é atraído por nós, em decorrência de nossas crenças, e também de nossa forma de agir.

Pensem nisto: Podemos modificar o resultado se mudarmos a atitude que o precede.

E essa mudança na maioria das vezes é interna, em nós, não depende do mundo exterior, e é necessário acima de tudo que queiramos nos modificar. Sem esse querer sincero... Nada se modificará.

A mudança é trabalhosa e às vezes até dolorosa, mas vale à pena tentar. Afinal se os resultados não tem sido bons, não temos nada a perder, não é mesmo?
Luz a Todos!