quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sem inspiração

Sentei pra escrever...
Mas em nada pensei...

Talvez nada haja pra ser dito
Ou tudo já esteja entendido

O além se faz distante, ausente...
O aquém já não satisfaz, é pouco...

Na verdade,
Quem somos agora é o que importa...

Mas não o que se diz
E sim o que se sente.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Meu Pai

Hoje acordei particularmente saudosa. O peito chega a doer.
Faz certo tempo que não sentia essa saudade mais intensa do meu Pai.

Quando alguém já partiu há muito tempo, como é o caso dele (faz 29 anos), a saudade se acomoda, fica quietinha dentro do peito, e só aparece mais forte quando algum fato remexe o passado.

Mas mesmo adormecida ela esta lá dentro do peito, pronta pra aflorar a qualquer lembrança que surge. Pois o amor permanece vivo, pulsando dentro do peito.

Hoje acordei assim, sentindo mais sua falta... Então resolvi fazer-lhe um carinho. Estarei postando uma pequena poesia que escrevi um tempo depois de sua partida, quando eu tinha 14 anos.

Perdoe-me a simplicidade das frases e rimas, mas na época, foi uma das formas que encontrei para falar da sua falta. E de certa forma, reforçar o amor que tenho por ele.
Te Amo Pai.

Pai

Ouço ao longe uma canção
Que me fala de você
E me traz a dor da solidão
Pois sem você aqui tudo é triste...
Como dói o coração

Que saudades, meu pai
De seu riso amigo
De seu olhar compreensivo
De sentir que estás comigo

Que vontade de ouvir agora
Uma daquelas suas histórias
De caçadas e pescarias
Ah! Como eu ria quando as ouvia

Muitas coisas que você dizia
Eu não entendia
Mas agora compreendo
Pois estou sentindo e vendo
Que em nossa vida
A dor é doida,
A felicidade sentida
E a morte morrida.

(Poesia escrita em 29/11/83, dois anos depois da morte de meu pai. No momento que escrevi, ouvia a música “Pai” do Fábio Jr.)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Escolha Ser Feliz

"Sejas como o Sândalo que perfuma o machado que o fere!"
Siddharta Gautama

Muitas vezes deixamos que as outras pessoas decidam como vamos agir, ignorando nossa essência, nosso jeito espontâneo de ser, em função das atitudes delas.

Paramos de dar bom dia a um vizinho mal humorado, só porque ele não nos responde. Não somos gentil e educado com um colega de trabalho somente porque ele se sente infeliz e é incapaz de entender uma atitude amiga.

Afinal, a quem devemos agradar? Ao outro que reflete ao mundo a sua volta suas inquietações, frustrações, anseios e expectativas; ou a nós mesmos... a quem devemos satisfações sobre nossos atos, pois somente o que nós fazemos é que nos atinge.

A indiferença e grosseria do outro só poderá nos fazer mal se deixarmos, se dermos crédito a elas, assim como suas gentilezas também somente nos agradarão se absorvermos o bem estar causado por elas. A opção é nossa.

Escolhemos o que aceitamos do outro, seja de bom ou ruim... Mas o que nós mesmos plantarmos em nossa caminhada... Nós colheremos.

Façamos sempre o melhor que pudermos... Não deixemos pra amanhã o que pudermos fazer hoje... Não nos preocupemos com a aprovação do outro, se estivermos fazendo o que nossa essência anseia.

Afinal ao fazermos algo bom, atraímos pra nossa vida algo semelhante, independente da aceitação do outro.

Fora o fato de que: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, ou seja, as atitudes contagiam. Então vamos ser propagadores de boas ações, mostrando a todos que desejamos viver bem, felizes e em paz.

Ser Feliz é uma opção.
É optar por ver somente o lado bom da vida e das pessoas.
É escolher não se melindrar com as atitudes ruins.
É exercitar o livre arbítrio escolhendo o Bem Maior.

Escolha Ser Feliz!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Jovem Rapaz e a Estrela do Mar



Um homem sábio fazia um passeio pela praia, ao alvorecer.
Ao longe, avistou um jovem rapaz que parecia dançar ao longo das ondas.
Ao se aproximar, percebeu que o jovem pegava estrelas do mar da areia e as atirava suavemente de volta à água.
E então o homem sábio lhe perguntou:

“O que você está fazendo?”
“O sol está subindo e a maré está baixando: se eu não as devolver ao mar, irão morrer.”
“Mas, meu caro jovem, há quilômetros e quilômetros de praias cobertas de estrelas do mar... Você não vai fazer qualquer diferença.”

O jovem se curvou, pegou mais uma estrela do mar e atirou-a carinhosamente de volta ao oceano, além da arrebentação das ondas.
E retrucou:

“Fiz diferença para essa aí.”

A atitude daquele rapaz representa alguma coisa de especial que existe em nós.
Todos fomos dotados da capacidade de fazer diferença.
Cada um de nós pode moldar o próprio futuro.
Cada um de nós tem o poder de ajudar nossos semelhantes a terem um futuro melhor.

Visão sem ação não passa de um sonho.
Ação sem visão é só um passatempo.
Visão com ação pode mudar o mundo.

(Uma história inspirada em Loren Eiseley – Joel Arthur Barker)

Às vezes queremos reformar o mundo, consertar as pessoas a nossa volta, como se fossemos perfeitos e tivéssemos o controle absoluto das coisas da vida.

Entretanto, acabamos desiludidos, pois é muita pretensão nossa crer que detemos a sabedoria universal e que podemos moldar as pessoas e as situações a nosso bel prazer.

A vida segue seu rumo mediante a ação de cada um de nós, espontaneamente, de forma livre... Não cabe a nós decidir o que os outros devem fazer, mas sim cuidar de nossas próprias escolhas. Fazemos a diferença com nossas ações e crenças.

Desta forma, é válido observarmos o que estamos fazendo de bom, por nós e pela vida, pois é fácil cobrar os outros... o difícil é enxergar nossas falhas, corrigi-las e mais ainda... perceber o que poderíamos estar fazendo de bom e negligenciamos com a desculpa de que não é de nossa responsabilidade.

Seremos cobrados por nossa consciência, não somente pelo mal que fizermos, mas também pelo bem que deixamos de fazer.

Vale refletir!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Minha Pequena Borboleta

Hoje é um dia muito especial pra minha família, pois minha Borboletinha esta completando 7 aninhos. Escolhi para ela o codinome de Borboleta pela sua leveza no jeito de ser.

Está sempre a circular em torno de tudo e de todos, alegrando o ambiente. Possui um interesse sem igual pelas novidades, quer conhecer os mistérios e encantos da vida. Chega a ser xereta... de tantas perguntas que faz. Mas sua sede de vida envolve a todos que com ela convive.

Sua presença em nossas vidas era realmente necessária. Embora nosso Lar já tivesse sido agraciado com a presença de um lindo filhote, nosso Leãozinho (em outra oportunidade explico o porquê do codinome), o que já nos enchia de alegria e satisfação, porém nosso “time” não estava completo.

Hoje, percebemos a afinidade que nos unem e que nos nutre, numa troca saudável de experiências. Não somos perfeitos, não temos expectativas quanto o decorrer da vida individual de cada um, pois as escolhas são pessoais, mas o que temos certeza é que não fomos colocados juntos por acaso.

Somos peças importantes uns para os outros. Esse é o verdadeiro sentido de família. Ter o mesmo sangue não nos dá garantias de amizade sincera e companheirismo, o que norteia os relacionamentos são as escolhas feitas pelo coração.

E escolhemos estar juntos... conhecemos as qualidades e defeitos, os encantos e as manias uns dos outros, mas mesmo assim optamos por compartilhar nossas histórias, afinal há tantas pessoas que vivem sob o mesmo teto, e são completos estranhos.

E mesmo que vida nos pregue alguma peça, nos afastando, ou mesmo se por opção partirmos, mesmo assim saberemos que temos com quem contar sempre que o coração se sentir apertado pela solidão.

Vibramos na mesma intensidade de alma. Compreendemos as fraquezas do outro mesmo quando somos atingidos por ela, e estendemos os braços oferecendo abrigo mesmo sem ser chamado. Esse é o verdadeiro sentido do Amor. Principalmente o amor incondicional que sentimos por nossos filhos.

Abraços a Todos!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Faça Diferente

“Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve.”
(Lair Ribeiro)

Por que teimamos em não mudar...

Resistimos a essa idéia mesmo sabendo que certas atitudes nos levam a resultados que não nos satisfazem.

Temos certos padrões de comportamento que nos acompanham há tempos, e a cada vez que assim agimos temos por conseqüência fatos desagradáveis.

Exemplo disto é quando somos “pavio curto” e queremos resolver tudo na marra, na imposição, na briga...

Quase sempre temos um resultado contrário ao que esperávamos ou quando alcançamos o desejado é de forma desgastante e à custa da mágoa de alguém.

Afinal, será que não conseguiríamos pontuar nossos desejos e lutar por eles com atitudes firmes, porém amistosas, sem a pretensão de ganharmos no grito.

Outra situação: quando temos tendência ao consumismo exagerado ou desnecessário, e depois sofremos com a bola de neve de dívidas que nos persegue, trazendo mal estar e preocupações.

Não seria mais inteligente verificar as atitudes causadoras do problema e mudar em nós a forma de ser e agir antes que criar o problema.

Esse dois exemplos ilustram o tema, mas ele refere-se a qualquer aspecto de nossas vidas.
Tudo que vivemos é atraído por nós, em decorrência de nossas crenças, e também de nossa forma de agir.

Pensem nisto: Podemos modificar o resultado se mudarmos a atitude que o precede.

E essa mudança na maioria das vezes é interna, em nós, não depende do mundo exterior, e é necessário acima de tudo que queiramos nos modificar. Sem esse querer sincero... Nada se modificará.

A mudança é trabalhosa e às vezes até dolorosa, mas vale à pena tentar. Afinal se os resultados não tem sido bons, não temos nada a perder, não é mesmo?
Luz a Todos!

Cantinhos do Nosso Espaço

Queridos Amigos que tem visitado nosso Espaço, seguidores ou não, se sintam abraçados.

Agradeço o interesse em vir nos conhecer melhor e nos colocamos a disposição para troca de idéias e experiências.

Estamos criando divisões em nosso Espaço para facilitar a postagem dos textos e sua classificação.
Assim teremos:

Reflexões sobre a Vida – Textos que abordam assuntos referentes às Leis da Vida.

Cenas do Cotidiano – Situações vividas ou presenciadas por mim no dia a dia.

Histórias que o Povo Conta – Histórias de conhecimento popular que contenham ensinamentos que mereçam ser comentados.

Páginas ao Vento – Trechos de Livros comentados com o intuito de despertar o interesse pela leitura.

Pequenos Rabiscos – Modestas tentativas de aventurar-se pelo mundo das letras.

Pensamentos – Frases de Grandes Pensadores com um breve comentário.

Curiosidades e Dicas  – Assuntos curiosos, divertidos e dicas úteis.

Sobre o Espaço Clarear – Traz as novidades e o funcionamento de nosso Espaço.

Metafísica – Traz questões relacionadas a saúde ou objetos dentro da visão Metafísica.