segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pedido de Desculpas

Hoje uma amiga me encaminhou um e-mail com pedido de desculpas.

Ela acreditava ter sido grosseira ao me negar algo, que eu havia lhe pedido.

O engraçado é que o que eu queria e ousei pedir fugia as regras do local onde estávamos e onde ela cumpria a tarefa de coordenadora, ou seja, por motivos emocionais e até justificáveis eu estava a lhe pedir que abrisse uma exceção e autorizasse que eu fizesse algo “errado”.

Muito embora, o que me movia era uma boa intenção, eu tinha consciência de estar abusando e por isso nem me ative ao tom “grosseiro” que ela comentou ter usado.

Estou aqui a comentar esse fato, porque me chamou a atenção o cuidado que “pessoas do bem” tem com o semelhante. Como disse ela estava com a razão e de forma alguma percebi sua grosseria, mas mesmo assim como ela se cobrou, achando que poderia ter sido mais gentil, mesmo tendo que negar meu pedido, resolveu se desculpar.

E ao pedir desculpas ela disse algo que no meu ponto de vista deveria ser adotado por todas as pessoas que buscam se melhorar e crescer como ser humano.

Ela disse: “Sei que quando pedimos desculpas nós nos comprometemos a não fazer de novo a mesma coisa, e tomara que eu consiga mesmo.”

Realmente pedir desculpas é um grande passo para nosso crescimento, mas entender que o pedido de desculpa significa um compromisso consigo mesmo para não repetir o fato, é fundamental para não usarmos a desculpa como muletas, repetindo os erros, mas sim como um treinamento para novas posturas e atitudes diante dos outros e da vida.

Obrigada, Simone pela lição de humildade e espero que possamos viver muitos momentos como este. Com erros e enganos, uma vez que ainda somos falíveis, mas com a ousadia de usar esses tropeços para aprendermos um pouco mais.

Boas Lições para Todos Nós!

4 comentários:

  1. esta entrada es maravillosa, saber pedir disculpas es algo que nos permite crecer, todos nos equivocamos alguna y la humildad es fundamental, saber reconocer el error y procurar perfeccionarse día a día.
    un beso grande!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Eu estava precisando ler isto!Vai me ajudar a pedir desculpas para uma amiga querida.

    ResponderExcluir
  3. Achei simplismente lindo, até chorei

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste post. Suas músicas são lindas. Parabéns!

    ResponderExcluir

Raios de Sol trazendo novidades...