domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ser ou não Ser... Eis a questão


Acredito que quando Shakespeare escreveu esse questionamento já entendia o quanto era profundo, afinal o que mais importa em nossa vida se não tivermos consciência de que existimos e soubermos quem somos?

Costumo dizer que quem é, é. Ou seja, o que é genuíno e verdadeiro em cada ser não precisa ser propositalmente mostrado ou imposto. Assim, muitas vezes devemos ficar atentos quando alguém tenta nos provar insistentemente que é de determinada forma, pois esse esforço pode na realidade ser uma tentativa de nos fazer crer em algo que não é real.

É claro que muitas vezes não possuímos determinada qualidade, e ao tentarmos conquistá-la alternamos momentos em que ela se manifesta em nossas atitudes, e outros que não. Mas isso é diferente, do que ocorre quando queremos fazer crêr que possuímos um jeito de ser que realmente não é o nosso. Nestes casos as pessoas ficam pedantes e tentam a todo instante explicitar o que quer aparentar.

É o caso de pessoas que desejam se mostrar sábias e ficam prepotentes, ou as que estão com a auto-estima muito baixa e ficam a todo instante tentando se mostrar superior aos demais pra compensar sua “suposta” pequenez. (Suposta pequenez porque na realidade ninguém é menor ou maior que o outro, somos criaturas feitas da mesma matéria prima e confeccionados pelo mesmo Criador).

O mais triste é que como seres em evolução estamos em mudança constantemente, entretanto somente aqueles que se conhecem de verdade, sem ilusões, conseguem caminhar em passos mais largos, enquanto outros desperdiçam energia tentando provar pra si mesmos e para os demais que é diferente, ou melhor. Desta forma, ficam perdendo tempo e se desiludindo a cada dia quando encontram em seu caminho pessoas que percebem seu teatro, sua representação, ou mesmo quando ele próprio percebe que não pode contar consigo mesmo, já que não se reconhece, e não se aceita como é.

Lembremos sempre que a vida e a evolução pode ser representada por uma grande caminhada, e que chegaremos mais rápido ao nosso objetivo quando soubermos exatamente de onde estamos partindo e pra onde queremos ir.

Assim sendo, o primeiro passo é nos conhecermos melhor. Saber quem somos, do que gostamos, o que desejamos, e então nos aceitarmos plenamente, pois somos hoje o melhor que podemos para o momento, e tendo essa consciência será muito mais fácil caminhar, evoluir.

Sem falar que não há nada mais gratificante do que podermos ser espontâneos, verdadeiros em todos os momentos de nossa vida. Estarmos confortáveis com quem somos é o principal caminho para a Paz Interior e a Felicidade.
Sejamos nosso melhor amigo!
Paz a Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raios de Sol trazendo novidades...