domingo, 28 de fevereiro de 2010

Só por hoje...

É muito bom o lema utilizado por grupos que tem algum tipo de vício, compulsão ou distúrbios quando decidem vencê-los. O fato de ver um dia de cada vez transforma o desafio em algo possível e nos faz perceber a importância do agora.

E se começássemos a utilizar esse lema para situações corriqueiras de nossas vidas. Que efeito teríamos? Vamos tentar?

Só por hoje... não criticarei meu próximo, por ele pensar e agir diferente de mim.

Só por hoje... serei mais tolerante e carinhoso com meus filhos, mesmo estando cansado depois de um dia de trabalho.

Só por hoje... darei ao meu companheiro(a) o direito de defender sua opinião, antes de sufocá-lo com cobranças.

Só por hoje... pararei por um minuto que seja para contemplar a natureza, o céu, o sol, os pássaros, e agradecerei ao Criador.

Só por hoje... esquecerei minhas dívidas e acreditarei convictamente que o Universo é rico e abundante e que quando estamos com Deus tudo tem solução.

Só por hoje... me olharei no espelho e direi que me amo assim exatamente como sou pois apesar de meus pontos fracos tenho em mim a perfeição divina.

Só por hoje... não terei vergonha de dizer o que sinto, assumindo meus medos e inseguranças e assim conseguir ser o mais verdadeiro possível comigo mesmo, sem me importar com o que os outros vão pensar.

Só por hoje... prestarei mais atenção ao meu corpo nutrindo-o com pensamentos de saúde evitando pensar em doenças e dores.

Só por hoje... irei prestar atenção no que estou comendo e abençoarei a comida.

Só por hoje... vou sorrir mais.

Só por hoje... vou decidir, apesar de tudo, “Ser Feliz por Opção”.

Só por hoje...

Um forte abraço!

Não sou mais guerreira... Deixo Deus me guiar!



Imaginemos que estamos num grande campo de batalha, onde de um lado, um exército do mal tem por objetivo contaminar tudo e a todos com descrença, desamor e desespero, e de outro lado, um exército de anjos a proclamar que o Amor, a Fé e a Esperança são as únicas armas capazes de salvar a todos.

Aparentemente, o que vemos é mais uma grande guerra de opostos a se degladiarem avassaladoramente.
Entretanto se observarmos com mais atenção perceberemos que não é isso que ocorre, pois se o exército do bem tem como armas “ bons sentimentos”, é impossível vê-lo em confronto com o mal.
O Bem não é guerreiro, não luta. O bem simplesmente é o Bem. Ele busca expandir em todo o seu ser esse amor divino que redime suas falhas, invade sua alma e lhe confirma sua filiação divina.

O soldado do Bem vive em Paz, não dá força para os conflitos, não é encrenqueiro, não se deixa levar por pensamentos maus, nem por si, nem sobre o próximo. Há em seu íntimo a semelhança com o Pai Criador, e assim sabe que somos todos iguais em essência e que se nossas escolhas nos fizeram diferentes hoje, é para que aprendamos com nossos erros e acertos, mas todos, todos mesmos, sem exceção um dia alcançaremos a perfeição.

Agora, pense: se estamos neste campo de batalha, a qual exercito pertencemos? De imediato a resposta surge em nossa mente. Do Bem, é claro!

E é verdade, mas será que estamos realmente usando as armas corretas? Será que em vários momentos não nos confundimos com o outro exército, que cria tristeza, mágoa, raiva, desequilíbrio, etc.

Será que com o pretexto de sermos sensatos e justos não julgamos e condenamos nosso próximo?
Será que em nome de regras sociais não obrigamos nossos entes queridos a sufocarem sua essência?
Será que em nome da justiça não desejamos o mesmo mal causado pelo criminoso, nos igualando em seu anseio de maldade?

Não esta na hora de pararmos de lutar?
Deixar de ser o guerreiro do Bem audaz e forte e ser somente o “Ser do Bem”, que busca no seu dia-a-dia eliminar a intolerância, a crítica, o pavio curto e assim expandir em seu ser a Centelha Divina, o pedaço de Deus que habita dentro de nós.

A sombra não existe por si só, ela é a ausência da luz, assim como o mal só existe por falta de Amor.

Quem esta no Bem não se preocupa, confia.
Não vê defeitos, exalta as qualidades.
Não vê problemas, mas sim desafios.
Não questiona as diferenças, as aceita e aprende com elas.
Não vê a Vida como uma luta, mas como uma Grande Aventura.

Deixemos Deus guiar nossos passos, cultivemos em nosso jardim interior somente o Amor e seus predicados e assim aniquilaremos o mal sem precisar guerrear.

Que a Paz brote no coração de Todos!

Ser ou não Ser... Eis a questão


Acredito que quando Shakespeare escreveu esse questionamento já entendia o quanto era profundo, afinal o que mais importa em nossa vida se não tivermos consciência de que existimos e soubermos quem somos?

Costumo dizer que quem é, é. Ou seja, o que é genuíno e verdadeiro em cada ser não precisa ser propositalmente mostrado ou imposto. Assim, muitas vezes devemos ficar atentos quando alguém tenta nos provar insistentemente que é de determinada forma, pois esse esforço pode na realidade ser uma tentativa de nos fazer crer em algo que não é real.

É claro que muitas vezes não possuímos determinada qualidade, e ao tentarmos conquistá-la alternamos momentos em que ela se manifesta em nossas atitudes, e outros que não. Mas isso é diferente, do que ocorre quando queremos fazer crêr que possuímos um jeito de ser que realmente não é o nosso. Nestes casos as pessoas ficam pedantes e tentam a todo instante explicitar o que quer aparentar.

É o caso de pessoas que desejam se mostrar sábias e ficam prepotentes, ou as que estão com a auto-estima muito baixa e ficam a todo instante tentando se mostrar superior aos demais pra compensar sua “suposta” pequenez. (Suposta pequenez porque na realidade ninguém é menor ou maior que o outro, somos criaturas feitas da mesma matéria prima e confeccionados pelo mesmo Criador).

O mais triste é que como seres em evolução estamos em mudança constantemente, entretanto somente aqueles que se conhecem de verdade, sem ilusões, conseguem caminhar em passos mais largos, enquanto outros desperdiçam energia tentando provar pra si mesmos e para os demais que é diferente, ou melhor. Desta forma, ficam perdendo tempo e se desiludindo a cada dia quando encontram em seu caminho pessoas que percebem seu teatro, sua representação, ou mesmo quando ele próprio percebe que não pode contar consigo mesmo, já que não se reconhece, e não se aceita como é.

Lembremos sempre que a vida e a evolução pode ser representada por uma grande caminhada, e que chegaremos mais rápido ao nosso objetivo quando soubermos exatamente de onde estamos partindo e pra onde queremos ir.

Assim sendo, o primeiro passo é nos conhecermos melhor. Saber quem somos, do que gostamos, o que desejamos, e então nos aceitarmos plenamente, pois somos hoje o melhor que podemos para o momento, e tendo essa consciência será muito mais fácil caminhar, evoluir.

Sem falar que não há nada mais gratificante do que podermos ser espontâneos, verdadeiros em todos os momentos de nossa vida. Estarmos confortáveis com quem somos é o principal caminho para a Paz Interior e a Felicidade.
Sejamos nosso melhor amigo!
Paz a Todos!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

“Felizes as pessoas que tem o Dom de descobrir o lado luminoso de todas as coisas”

Quando ouvi esta frase pela primeira vez, percebi que ela passaria a fazer parte dos ensinamentos que uso para nortear meu modo de viver.
É interessante perceber que não devemos deixar por conta da sorte, ou do acaso o rumo de nossa história.
Na realidade o que importa não é o que nos acontece, mas sim o que fazemos com o que surge em nossas vidas, ou seja, como reagimos às situações que a vida nos traz.
Desta forma, podemos transformar fatos aparentemente negativos em desafios e aprendizado. E transcender do ruim para o bom, simplesmente, se recusando a ver como obstáculo e problema, e por opção, escolher ver como aventura e possibilidades. Parece simples, entretanto, na prática nos envolvemos tanto nas questões que geralmente não conseguimos perceber novas formas de reação. Assim, reagimos sempre da forma já condicionada por nós mesmos e pela sociedade, porém, se optarmos por mudar a lente pela qual vemos os fatos, descobriremos que sempre há uma nova forma de ser, de reagir, ou até mesmo de não reagir, mudando assim o desfecho do assunto em questão.
Quando não estamos satisfeitos com o que a vida esta nos proporcionando, vale a pena tentar ser diferente, afinal, se estamos sempre agindo de acordo com padrões mentais engessados e obtemos sempre os mesmos resultados insatisfatórios e desgastantes, não temos nada a perder em inovar, arriscar, pois o Novo pode ser extremamente interessante. Você já pensou nisso?
Beijos no Coração.

Apresentação

Olá Amigos
O objetivo do meu Blog é que ele seja um elo de ligação entre nós, possibilitando trocarmos idéias entre assuntos corriqueiros do dia a dia e até mesmo assuntos mais contundentes para com isso vermos aspectos diferentes da mesma questão, pois eu acredito que um bom papo, ou até mesmo um papo furado, muitas vezes é melhor que uma Terapia. Não quero com isso dizer que as Terapias são desnecessárias, mas as vezes não precisamos que um tratamento longo ou tão detalhado, ás vezes somente mudar o ângulo de visão já propicia um entendimento mais abrangente e mais claro do assunto, auxiliando-nos a tomar decisões mais sábias.
Espero poder contribuir de alguma forma com esse processo de amadurecimento pelo qual todos nós estamos passando, e juntos podermos melhorar nossas vidas e sermos cada vez mais felizes.
Paz a Todos!