O que seria de uma sopa de legumes, se colocássemos somente batatas?
Ora, seria uma sopa de batatas, que por mais gostosa que estivesse não nos saciaria o paladar e não nos nutriria com todas as proteínas necessárias ao nosso corpo.
Mas se acrescentássemos abóbora, chuchu, beterraba, aipo, mandioquinha, cenoura, couve, brócolis e outros tantos legumes possíveis; além de obter uma sopa muito mais saborosa, com certeza seria também mais nutritiva, devido a grande variedade de nutrientes encontrados nela.
O que devemos entender é que essa sopa é tão nutritiva e saborosa assim porque nenhum dos legumes está em quantidade muito superior aos demais.
É claro que há diferenças de quantidades entre eles, assim como uns tem sabor mais intenso que os outros.
Entretanto não há diferenças “exageradas” entre eles. O cozinheiro não colocará 10 quilos de batatas e 200 gramas dos demais legumes, por que assim continuará sendo somente uma sopa de batatas apesar de alguns ingredientes diferentes.
Ao fazer uma suculenta sopa de legumes o cozinheiro dosa a quantidade precisa de cada vegetal para que o equilíbrio entre eles seja perfeito.
Assim, Deus nosso “Cozinheiro-Criador” nos colocou no grande caldeirão da vida.
Somos os legumes que compõe a grande sopa. Cada um tem seu valor e cada um tem sua intensidade de sabor.
Ao entendermos que perante Deus somos iguais, passaremos a respeitar os outros, mesmo que suas opiniões divirjam totalmente da nossa.
E ao invés de rebater essas idéias contrárias gerando atrito, procuraremos intensificar o “nosso sabor”.
Se acreditamos que o que pensamos está certo, não adianta tentar fazer os outros pensar assim na marra.
Devemos sim, fazer o sabor de nossas idéias serem notadas na grande sopa, mas não através de argumentos e sim através do exemplo.
Quando ao invés de somente falar, passarmos a vivenciar nossa forma de pensar, com certeza ela será notada com mais clareza pelos demais e assimiladas por aqueles que estiverem em condição de absorvê-las.
Da mesma forma que devemos nos inspirar no exemplo de pessoas que têm condutas que poderão contribuir para nosso crescimento.
Enfim é uma grande troca de experiências e lições de vida, onde nada fala mais alto que o exemplo.
Amei esse texto!
ResponderExcluirÉ seu?
xeroooooooo
Querida Elinha, muito obrigada por sua visita, seja sempre bem vinda. Respondendo a sua pergunta: este texto é meu, assim como a maioria dos textos postados. Só de vez em quando posto algo de outros autores por achar importante divulgar, mas sempre menciono os créditos e normalmente, logo após coloco minha opinião sobre o tema.
ResponderExcluirBeijos Carinhosos, Clarice.
Adorei a sopa...paz.
ResponderExcluirBeijo Lisette
Lindo texto...perfeita esta comparação da sopa...com as pessoas...tudo e todos tem seu valor...adorei...
ResponderExcluirTenha um lindo final de semana amiga!
Beijinhos
Valéria
Clarice,
ResponderExcluirQueria a sua permissão para colocar este texto no meu blog Por saber que me vê, com todos os créditos, claro.
Aguardo sua resposta.
Ótimo fim de semana!
xero.