terça-feira, 13 de julho de 2010

Lei do Dharma ou Propósito de Vida

Todos tem um propósito de vida... um dom singular ou um talento único para dar aos outros.
E quando misturamos esse talento singular com benefícios aos outros, experimentamos o êxtase da exultação de nosso próprio espírito – entre todos, o supremo objetivo.

(Trecho do Livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra)

Muitas vezes não percebemos o nosso propósito de vida porque ficamos procurando algo grandioso, uma missão humanitária, ou algo extraordinário, mas nem todos nascem com um propósito de vida tão especifico como Madre Teresa de Calcutá ou Gandhi.

Esses seres iluminados estão em um nível evolutivo acima do nosso, e estiveram entre nós para nos ensinar com seu exemplo o que é o verdadeiro amor ao próximo. Vieram para reafirmar os ensinamentos de Cristo.

Nós, também, podemos e devemos reforçar essas Leis, entretanto, devemos estar atentos a nossa real condição, porque dentro do que somos sempre há um talento singular como diz na frase acima.

Um talento só nosso. Somos criados da mesma matéria e da mesma forma, ou seja, temos a mesma importância para o Criador, mas não somos iguais, cada um tem seu jeito de Ser, seus conhecimentos adquiridos, seus dons, e essas diversidade além de estimulante, é providencial, pois assim cada um pode dar de si pra suprimir o que falta no outro e receber do outro o que precisa.

Essa é uma das ferramentas mais eficaz para nosso crescimento, a troca de experiência e dons, através da ajuda mútua.

É claro que essa ajuda, esta doação deve ser espontânea e desinteressada, pois se fizermos esperando algo em troca, não estaremos nos doando, usando nosso talento em beneficio do próximo, mas sim comercializando esse gesto.

Contudo, a satisfação que nossa alma sente ao ver esse talento divino que nos foi dado, sendo usando para ajudar alguém, é algo indescritível.

É uma sensação de plenitude, felicidade e paz. Nos sentimos tão bem que nossa energia é reciclada e rapidamente já estamos refeitos e prontos para outro gesto de amor e caridade.

Esse talento muitas vezes implica em fazer o que devemos, dentro da nossa profissão, por exemplo, mas de forma dedicada, nos doando por inteiro fazendo o nosso melhor.

Desta forma, seja o advogado se empenhando para que a justiça prevaleça, o médico salvando vidas, o empresário gerando empregos, o pedreiro criando moradias, a dona casa evitando desperdícios, qualquer um estará vivendo seu propósito de vida, se estiver fazendo o seu melhor. Se empenhando para acertar sempre, buscando a satisfação de todos e não só a sua.

Para outras pessoas, o propósito de vida é somente ser amigo. Estar à disposição das pessoas com uma palavra amiga, de incentivo. Procurando ajudar o outro a se sustentar em suas próprias pernas e acreditar em si.

Para outros tantos o dom se manifesta em sua fé. São lideres religiosos ou pessoas que buscam através de uma religião ou filosofia dar uma base para pessoas que ainda se sentem perdidas.

Mas caso seu propósito não seja assim tão simples e você realmente tenha uma missão diferenciada. Ao estar buscando fazer tudo da melhor maneira possível, a vida conseguirá lhe guiar em direção a esta missão especifica.

Contudo, o que vale sempre, em qualquer situação, é estar atento ao seu talento, existe algo que você sabe fazer melhor do que ninguém, mas só conseguirá desenvolver e manter esse dom se usá-lo em prol do todo, pois o Universo nos deu este talento para que possamos contribuir para a evolução da humanidade.

E todo aquele que é fiel aos seus dons e sentimentos, atraem a oportunidade de mais crescimento e de prosperidade, afinal todos nós almejamos crescer em todos os sentidos, e se estamos no caminho correto, nada impedirá que realizemos nossos sonhos.

Bom Darma a Todos!

4 comentários:

  1. São as pequenas coisas que se encontram na nossa mão que podemos fazer a diferença se nos polarizarmos com a parte positiva estamos a fazer a parte da nossa caminhada
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Clarice amiga, adoro este espaço tão aconchegante onde acabo encontrando mensagens que sempre acrescentam muito em minha caminhada e que sempre acabo distribuindo para os amigos,deixei um selinho no blog pra vc bjs até breve estava com saudades!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu estava com saudades deste cantinho da paz, da harmonia, sabe o que aprendi? Que a plantação é opcional mas a colheita é obrigatória, então vamos plantar muitas coisas boas, né!
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  4. Clarice deixei um desafio que recebi da amiga Isa no blog, bjs e um bom domingo!

    ResponderExcluir

Raios de Sol trazendo novidades...