sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Transcender

É interessante observarmos que às vezes um problema que pra muitos seria algo insignificante, pequeno e sem importância, pra outros tem um peso emocional imenso que pode fazê-los entrar numa depressão profunda, ter um forte acesso de raiva, de ira, ou uma crise de rebeldia.

Isto ocorre, porque cada pessoa é um ser único, um ser individual, que reage de forma diferente diante das situações. Muitas vezes enlevado, pelo seu histórico de vida, por tudo que já passou, por suas crenças, pelos nós emocionais que abriga em sua alma, enfim, vários são os motivos que levam as pessoas a reagirem desta ou daquela forma diante de uma mesma situação.

Pra lidarmos com isto, é importante fazermos um auto reconhecimento de nós. Conhecer-nos intimamente, buscando em nosso interior as razões que nos levam a reagir de forma diferenciada diante dos fatos que ocorrem em nossas vidas.

Buscando esse conhecimento interior, poderemos muitas vezes sanar problemas mais sérios que nos afligem, com uma profundidade imensa, problemas que podem nos levar a fases turbulentas, transportando assim todo nosso emocional para um mar revolto de emoções e desequilíbrios, que acabam por nos ferir, ferir nosso próximo, e nos faz mal, a ponto de desencadear síndromes emocionais e depressões.

Em contrapartida, ao buscarmos entender a nós mesmos, compreender o que há em nossa alma, muitas vezes percebemos que a reação negativa diante daquele problema nada mais é que um reflexo de uma situação anterior, semelhante a que se repete agora e que foi mal resolvida.

Uma situação que ficou pendente, que foi mal digerida, ou que não nos satisfez, deixando frustrações e mágoas em nossa existência.

Pode ser algo que deixou marcas profundas de sofrimento e dor, ou uma grande tristeza e sensação de abandono, impotência diante dos fatos; mas isso não significa que precisamos, ao vivenciar uma situação parecida, sentir tudo novamente.

A vida está em constante mudança. Mudamos a cada minuto, as situações, os padrões e comportamentos sociais, tudo muda, a todo instante, então, mesmo que tenhamos no passado, vivenciado de forma dolorosa uma determinada situação, mesmo que ela venha a se repetir hoje, não precisamos sentir a mesma coisa.

Pra tanto precisamos nos colocar de forma diferente diante dos fatos, buscar em nossa fé, em nossa consciência, e em nosso amor próprio, uma forma de suportar, ou melhor, de transcender o problema, para que o fato ocorrido, ao invés de nos machucar, nos fortaleça e nos prepare cada vez mais pra vida, que é sempre recheada de grandes desafios, que por vezes teimam em querer nos ferir. Mas ao mesmo tempo nos burila, assim como a um diamante bruto, que se vê lapidado, pra que possa brilhar e ser mais valorizado.

Busquemos então, esse autoconhecimento, como forma de defesa, e como forma de aperfeiçoamento, pra que sejamos sempre, melhores do que fomos anteriormente, e assim consigamos a todo instante expandir nossa essência, crescendo como seres humanos.

Muita Paz a Todos!



Um comentário:

  1. Clarice...o Espaço Clarear é um blog com muita luz...amei...me senti em casa...mensagens maravilhosas...obrigada...um abraço...

    ResponderExcluir

Raios de Sol trazendo novidades...