sábado, 31 de julho de 2010

A Língua é uma Faca Afiada

A faca pode cortar o alimento para que possamos comê-lo e nos manter vivos, mas também pode ferir e matar.

Assim, se nossa lìngua é semelhante a uma faca afiada, é necessário que estejamos sempre atentos ao que falamos.

As palavras podem incentivar, orientar e acalentar, assim como podem criticar, desmotivar, ofender e machucar.

E uma vez proferida, os seus efeitos, da mesma forma que uma flecha lançada, são inevitáveis.

Além do que falamos, devemos prestar atenção também em “como” falamos, pois muitas vezes é necessário que falemos algo contrário ao que as pessoas esperam.

Há equívocos que precisam ser pontuados, mas o que devemos notar é a intenção do equivocado.

Ou seja, devemos dizer o que pensamos ou o que é mais correto, para as pessoas que estão fazendo coisas desastrosas e absurdas, entretanto muitas vezes esta pessoa não está fazendo por mal, e sim por ignorância, por não saber o que é certo. Neste caso, esta pessoa não merece que falemos de forma grosseira e recriminatória.

Podemos falar com firmeza, mas também com carinho, servindo de orientador para seu engano, e não de juiz ferrenho a condenar.

Podemos dizer uma mesma coisa de diversas formas. E cada situação exige um modo diferente.

Então sejamos um camaleão a buscar a forma adequada a cada caso para falar o que se faz necessário.

Com certeza, a pessoa ao ouvir o que precisa, mas de forma mais próxima ao seu jeito de ser, se abrirá para avaliar sua conduta e o efeito será mais produtivo do que se nossas palavras se assemelharem a um trator a atropelá-las.

Que saibamos dizer o que queremos, o que pensamos e o que é necessário, mas da forma mais adequada e eficaz possível.

Boa Comunicação a Todos!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sopa de Legumes e a Vida

O que dá gosto a vida é a diversidade de opiniões e sabores.

O que seria de uma sopa de legumes, se colocássemos somente batatas?

Ora, seria uma sopa de batatas, que por mais gostosa que estivesse não nos saciaria o paladar e não nos nutriria com todas as proteínas necessárias ao nosso corpo.

Mas se acrescentássemos abóbora, chuchu, beterraba, aipo, mandioquinha, cenoura, couve, brócolis e outros tantos legumes possíveis; além de obter uma sopa muito mais saborosa, com certeza seria também mais nutritiva, devido a grande variedade de nutrientes encontrados nela.

O que devemos entender é que essa sopa é tão nutritiva e saborosa assim porque nenhum dos legumes está em quantidade muito superior aos demais.

É claro que há diferenças de quantidades entre eles, assim como uns tem sabor mais intenso que os outros.

Entretanto não há diferenças “exageradas” entre eles. O cozinheiro não colocará 10 quilos de batatas e 200 gramas dos demais legumes, por que assim continuará sendo somente uma sopa de batatas apesar de alguns ingredientes diferentes.

Ao fazer uma suculenta sopa de legumes o cozinheiro dosa a quantidade precisa de cada vegetal para que o equilíbrio entre eles seja perfeito.

Assim, Deus nosso “Cozinheiro-Criador” nos colocou no grande caldeirão da vida.



Somos os legumes que compõe a grande sopa. Cada um tem seu valor e cada um tem sua intensidade de sabor.

Ao entendermos que perante Deus somos iguais, passaremos a respeitar os outros, mesmo que suas opiniões divirjam totalmente da nossa.

E ao invés de rebater essas idéias contrárias gerando atrito, procuraremos intensificar o “nosso sabor”.

Se acreditamos que o que pensamos está certo, não adianta tentar fazer os outros pensar assim na marra.

Devemos sim, fazer o sabor de nossas idéias serem notadas na grande sopa, mas não através de argumentos e sim através do exemplo.

Quando ao invés de somente falar, passarmos a vivenciar nossa forma de pensar, com certeza ela será notada com mais clareza pelos demais e assimiladas por aqueles que estiverem em condição de absorvê-las.

Da mesma forma que devemos nos inspirar no exemplo de pessoas que têm condutas que poderão contribuir para nosso crescimento.

Enfim é uma grande troca de experiências e lições de vida, onde nada fala mais alto que o exemplo.

Sejas Feliz!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Selo oferecido pela Amiga Renata


Ganhei este selo da minha querida amiga Renata (parece que a conheço a tanto tempo) uma pessoa muito especial, convido os amigos a visitar seu blog: http://salaoduarte.blogspot.com/ vale a pena, é show!

Regras:

1- Colocar a imagem do selo no seu blog.
2- Indicar o link do blog que nos indicou.
3- Indicar 10 blogs ou mais, para receber o selo.
4- Comentar nos Blogs dos indicados sobre este selo.


Com muito carinho!!!

Eis a lista de blogs:

http://hana-yama.blogspot.com (Hana)

http://miuikablogspotcom.blogspot.com/ (Miuíka)

http://multiolhares-poetadaspiramides.blogspot.com/ (Luna)

http://docefilosofia.blogspot.com/ (Valeria C.)

http://ong-alerta.blogspot.com/ (Lisette)

http://vitrinedeprata.blogspot.com/ (Marcia)

http://elinhalacerda.blogspot.com/ (Elinha)

http://arcadoconhecimento.blogspot.com/ (Maria José)

http://cantospaulistano.blogspot.com/ (Mario)

http://yogaeljuegodechandraybindu.blogspot.com/ (Patricia)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Lei do Dharma ou Propósito de Vida

Todos tem um propósito de vida... um dom singular ou um talento único para dar aos outros.
E quando misturamos esse talento singular com benefícios aos outros, experimentamos o êxtase da exultação de nosso próprio espírito – entre todos, o supremo objetivo.

(Trecho do Livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra)

Muitas vezes não percebemos o nosso propósito de vida porque ficamos procurando algo grandioso, uma missão humanitária, ou algo extraordinário, mas nem todos nascem com um propósito de vida tão especifico como Madre Teresa de Calcutá ou Gandhi.

Esses seres iluminados estão em um nível evolutivo acima do nosso, e estiveram entre nós para nos ensinar com seu exemplo o que é o verdadeiro amor ao próximo. Vieram para reafirmar os ensinamentos de Cristo.

Nós, também, podemos e devemos reforçar essas Leis, entretanto, devemos estar atentos a nossa real condição, porque dentro do que somos sempre há um talento singular como diz na frase acima.

Um talento só nosso. Somos criados da mesma matéria e da mesma forma, ou seja, temos a mesma importância para o Criador, mas não somos iguais, cada um tem seu jeito de Ser, seus conhecimentos adquiridos, seus dons, e essas diversidade além de estimulante, é providencial, pois assim cada um pode dar de si pra suprimir o que falta no outro e receber do outro o que precisa.

Essa é uma das ferramentas mais eficaz para nosso crescimento, a troca de experiência e dons, através da ajuda mútua.

É claro que essa ajuda, esta doação deve ser espontânea e desinteressada, pois se fizermos esperando algo em troca, não estaremos nos doando, usando nosso talento em beneficio do próximo, mas sim comercializando esse gesto.

Contudo, a satisfação que nossa alma sente ao ver esse talento divino que nos foi dado, sendo usando para ajudar alguém, é algo indescritível.

É uma sensação de plenitude, felicidade e paz. Nos sentimos tão bem que nossa energia é reciclada e rapidamente já estamos refeitos e prontos para outro gesto de amor e caridade.

Esse talento muitas vezes implica em fazer o que devemos, dentro da nossa profissão, por exemplo, mas de forma dedicada, nos doando por inteiro fazendo o nosso melhor.

Desta forma, seja o advogado se empenhando para que a justiça prevaleça, o médico salvando vidas, o empresário gerando empregos, o pedreiro criando moradias, a dona casa evitando desperdícios, qualquer um estará vivendo seu propósito de vida, se estiver fazendo o seu melhor. Se empenhando para acertar sempre, buscando a satisfação de todos e não só a sua.

Para outras pessoas, o propósito de vida é somente ser amigo. Estar à disposição das pessoas com uma palavra amiga, de incentivo. Procurando ajudar o outro a se sustentar em suas próprias pernas e acreditar em si.

Para outros tantos o dom se manifesta em sua fé. São lideres religiosos ou pessoas que buscam através de uma religião ou filosofia dar uma base para pessoas que ainda se sentem perdidas.

Mas caso seu propósito não seja assim tão simples e você realmente tenha uma missão diferenciada. Ao estar buscando fazer tudo da melhor maneira possível, a vida conseguirá lhe guiar em direção a esta missão especifica.

Contudo, o que vale sempre, em qualquer situação, é estar atento ao seu talento, existe algo que você sabe fazer melhor do que ninguém, mas só conseguirá desenvolver e manter esse dom se usá-lo em prol do todo, pois o Universo nos deu este talento para que possamos contribuir para a evolução da humanidade.

E todo aquele que é fiel aos seus dons e sentimentos, atraem a oportunidade de mais crescimento e de prosperidade, afinal todos nós almejamos crescer em todos os sentidos, e se estamos no caminho correto, nada impedirá que realizemos nossos sonhos.

Bom Darma a Todos!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Meu Doce Leãozinho

Hoje faz exatamente 12 anos que meu Leãozinho invadiu minha vida. Antes disto, porém, nos 9 meses que eu o sentia dentro de mim, já me relacionava com ele de forma intensa.

Ele foi muito desejado. E veio exatamente como eu o via em meus sonhos.

Adora fazer cara de bravinho, se identifica com o Leão (daí o pôrque do codinome), diz que é guerreiro, forte, bravo.

Mas é um grande gato manso... tem coração de ouro. É amoroso, passional e acima de tudo companheiro.

Sei que posso contar com ele quando precisar, embora ele se faça de difícil. Não assume seus sentimentos com facilidade. É tímido e aparentemente tem medo de se expor, pois quando o faz, é intenso.

Tem idéias maduras para a idade, creio que se trata de um espírito antigo, tem uma grande sabedoria represada.

E com certeza se trata de um espírito afim, um ser que mesmo antes desta existência já povoava minha vida com seus encantos e seu carinho.

Peço a Deus com toda humildade possível que abençoe meu lindo Leãozinho e que esteja contigo em todos os momentos.

Espero de coração que meus filhos, nunca duvidem do amor que sinto por eles, esse amor é tão intenso que muitas vezes me esqueço de mim, e só tenho olhos para eles. Mas se com isso eu estiver contribuindo para a Felicidade deles já me basta, para continuar com minha dedicação.

Beijos na Sua Alma!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bodas de Porcelana

Hoje amanheci com o coração em Festa... Invadido por uma sensação de gratidão, felicidade e aconchego.

Os tempos mudaram, e hoje ao contrário da época de nossos pais e avós, os relacionamentos não são mais tão duradouros. É claro que há nesta mudança os dois lados da moeda.

Atualmente, ninguém mais precisa ficar ao lado de outra pessoa por obrigação, sendo infeliz. É possível sair do relacionamento e buscar a felicidade ao lado de outra pessoa. E isso é bom.

Entretanto, por outro lado esta facilidade em terminar tudo gerou uma impaciência, uma intolerância reinante que faz com que as pessoas se unam e se separem muito facilmente, sem ao menos tentar aparar as arestas, sem procuram um meio termo, um entendimento.

Afinal, todos sabemos que casamento não é fácil. Viver junto com alguém, implica em ceder e exigir que o outro ceda, na mesma proporção, pois a visão romântica de príncipes e princesas perfeitos e ideais são utopias vãs.

Na realidade somos seres humanos complexos, com visões de vida, e personalidades bem diferentes uns dos outros. Assim, o grande segredo de um casamento longo e feliz, é buscar o ponto de entendimento entre as duas pessoas.

Mas para isso é necessário que os dois queiram estar juntos, que se amem, que respeitem a individualidade do outro, que estejam dispostos a ceder quando necessário.

E assim busquem dia a dia uma intimidade profunda, uma afinidade de almas, que possibilita que o amor vá se modificando com o passar do tempo, pois isso é o natural, mas sem perder o vigor e a força.

Podemos e devemos viver vários casamentos com a mesma pessoa, dançando conforme a música da época vivida.

Hoje faz 20 anos que estou a dançar com Meu Amor. Não foi sempre um mar de rosas, e se assim fosse seria muito chato. Houve grandes momentos de interação, e outros tantos de dispersão, principalmente nos momentos em que se fechava um ciclo e se tornava necessário, reescrever nossa forma de amar.

Nestas duas décadas, creio que vivi uns 4 casamentos. Já estivemos extremante apaixonados e outras fases nem tanto.

Existiram crises, brigas, mais houve dialogo e boa vontade em se entender.
Houver momentos mágicos, anestesiantes, como a chegada dos 2 filhotes. Mas também existiu turbulências por problemas externos (desemprego, doenças, etc.).

Mas o que nos manteve unidos foi perceber que embora sejamos diferentes e ambos possuam defeitos, nós nos amamos, nos admiramos, buscamos ver no outro suas qualidades e seu potencial. Nunca, nunca mesmo, focamos o defeito, a falha, buscamos a todo instante jogar o outro pra cima e se colocar ao lado pro que der e vier.

Assim, conseguimos atingir um grau de sintonia, que hoje em dia nos entendemos só como olhar. E sabemos ser para o outro aquilo que ele precisa dependendo do momento. Somos amigos, confidentes, conselheiros, cúmplices, parceiros e amantes.

Sinto-me grata pelo Universo ter conspirado a meu favor ajudando-me a encontrar este companheiro, e também por me fazer compreender os segredos da boa convivência, pois relacionamento a dois, é um exercício constante de renovação, devemos reconquistar e se reconquistado há todo instante, ninguém é de ninguém pra sempre. Se quisermos estar juntos temos que fazer a nossa parte, assim como o outro também tem que mostrar seu empenho fazendo a parte que lhe cabe.

Para finalizar quero publicamente, diz ao R.P.S., que sou muito feliz ao seu lado, e que agradeço a Deus por tê-lo colocado em meu caminho.
Que possamos continuar reescrevendo nosso Amor, modificando-o quantas vezes for necessário para que não o deixemos morrer.

Que Deus ilumine a todos os casais que buscam se compreender, se respeitarem e se amarem, possibilitando assim que ainda possamos acreditar na União dos Seres.

Beijos Apaixonados a Todos.

Deixo abaixo para mera curiosidade relação de Boda de Casamento para quem quiser verificar em qual se encontra. (Fonte Internet)

01º - Bodas de Papel
02º - Bodas de Algodão
03º - Bodas de Couro ou Trigo
04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º - Bodas de Madeira ou Ferro
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
07º - Bodas de Latão ou Lã
08º - Bodas de Barro ou Papoula
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim
15º - Bodas de Cristal
16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º - Bodas de Porcelana
21º - Bodas de Zircão
22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala
25º - Bodas de Prata
26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Rubi
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato
45º - Bodas de Platina
46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio
50º - Bodas de Ouro
51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Esmeralda
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli
58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja
60º - Bodas de Diamante
61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira
75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café
80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo
85º - Bodas de Girassol
86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro
100º - Bodas de Jequitibá

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ausênsia Forçada

Desculpem-me, queridos amigos por andar distante, sumida...

Mas o fato é que tive alguns contratempos que me impossibilitaram de estar postando coisas novas.

Entretanto devo confessar que estou com saudades de escrever sobre algo, e ficar a esperar a opinião de vocês.

Para mim, escrever, além de ser um hobby, é também uma forma de perceber se o que eu penso, a forma como eu vejo a vida também é compartilhada por outras pessoas.

Como já comentei uma vez, há momentos em que me sinto só. Não pela falta de pessoas amigas ao meu lado, não é isso. Mas me sinto só no mundo das idéias, pois nem todos com os quais convivo compartilham do meu modo de pensar.

É difícil encontrar pessoas que falem a mesma língua. E o blog me possibilita isso, pois ao visitar meus amigos blogueiros, tenho contato com pessoas afins, que tem uma forma de pensar e ver a vida semelhante a minha.

E assim sendo, espero que quem me visite também se identifique com minhas idéias.

Evoluímos em conjunto, os relacionamentos humanos são grandes ferramentas para esse crescimento, portanto a troca de idéias e experiências são fundamentais pra quem quer crescer.

Desta forma, coloco-me sempre a disposição de um bom bate papo, e convoco cada um que me visita a se sentir em casa. Dêem sua opinião sobre os posts, acrescentem o que ficou faltando, façam perguntas se for o caso, e assim iremos juntos ampliando nosso conhecimento sobre as leis da vida.

Prometo-lhes que estarei retomando em breve os assuntos que optei por estar dividindo com vocês. Contudo esta semana ainda estarei um pouco distante. Mas por bons motivos, pois esta é uma semana festiva para mim.

Há duas datas importantes que quero comemorar e partilhar com vocês, através dos post do dia 07 e 08.

Mas em seguida voltaremos a nos falar sobre Vida, Espiritualidade, Expansão da Consciência, Metafísica, Poder da Mente e afins.

Beijos Muito Carinhosos no Coração de Todos.