sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reforma Intima

Porque as pessoas teimam em não querer fazer algo por si. Principalmente quando o que há pra ser feito envolve sacrifício e doação.

Muitas vezes quando alguém nos relata um problema ou uma fase difícil que esta vivendo, para desabafar ou até mesmo esperando uma palavra amiga que ajude, ao terminar de ouvir quase sempre nos vem na mente algo para sugerir a pessoa.

Então mencionamos nossa idéia... Fulano, por que você não faz assim... Por que não decide por tal coisa... Por que não deixa pra lá... Por que não busca ajuda profissional... enfim damos nossa opinião, e observamos sua reação.

Quase sempre a pessoa diz que tem consciência de que precisa fazer o que estamos sugerindo, mas não faz, ou quando a idéia surge como novidade, muitas vezes é aceita até com entusiasmo, mas depois de algum tempo é descartada por comodismo.

Por que isso ocorre? Porque dá trabalho. Exige disciplina. Comprometimento consigo mesmo. Amor Próprio.

E infelizmente as pessoas não entenderam ainda que nasceram pra serem felizes e que podem e devem lutar para alcançar a felicidade.

Só que para isso, muitas vezes é necessário rever vários conceitos pessoais, modificar padrões de pensamento, mudar o modo de agir, enfim se reformar.

E assim como a reforma de uma casa, a reforma intima da muito trabalho, é necessário destruir muita coisa, para construir algo novo no lugar, e isso significa mexer em coisas velhas, podres e esquecidas.

É como uma ferida, cicatrizada por fora, mas com pus por dentro, é necessário tirar a casca, expurgar, limpar o ferimento, para que se cure de verdade.

Esse processo de expurgo não precisa necessariamente ser muito doloroso, tudo depende do que nos propusermos fazer.
Muitas vezes nos perdoar e perdoar as pessoas envolvidas, já faz todo o trabalho de limpeza, abrindo espaço para novas construções.

Contudo, mesmo os casos que exijam um pouco mais de empenho e sejam mais dolorosos, mesmo estes devem ser olhados de frente e enfrentados com coragem, pois com certeza o resultado será sempre compensador.

Não há nada pior que tentarmos navegar pelo mar da vida e percebermos que há uma ancora estendida nos fazendo ficar estagnados no mesmo local, sofrendo as desventuras de não termos mais provisões que nos alimentem a alma.

Mas para seguirmos adiante por esse mar abundante, e assim nos nutrirmos de sua fartura é necessário arregaçarmos as mangas e tiramos todo e qualquer sentimento, crença e atitude que esteja servindo de ancora.

Não tenhamos medo ou preguiça de fazer este trabalho de reforma, pois o resultado sempre vale a pena, mesmo quando de imediato não alcançamos o que queremos, só o fato de estarmos a caminho já nos enche a alma de esperança e convicção de um futuro melhor.

Boa Reforma!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Propósito de Vida

“Eis aqui um teste para verificar se a sua missão na terra está cumprida: 
Se você está vivo, não está.”

(Do livro Ilusões de Richard Bach)


Realmente nossa vida não pode ser um acidente do destino ou uma manifestação do acaso. Deus não dá ponto sem nó.

Se tivemos a oportunidade de nascer e crescer, é porque há um propósito nisso. Entretanto muitas vezes ignoramos esse fato por não conseguir identificar qual é nossa missão. Então vamos vivendo por viver... deixando nossa vida a mercê dos fatos externos que nos assolam.

Desta forma, acreditamos que tudo que nos acontece, independe de nós e não podemos interferir. Como se fossemos marionetes de Deus, seguindo regiamente seus movimentos.

Acontece que se assim fosse como poderíamos manifestar nossas diferenças e exercitar nosso aprendizado e evolução. Diferenças essas que Deus procurou com esmero destacar em cada um de nós.

O Criador nos deu o livre-arbítrio para que pudéssemos através de nossas escolhas galgar os degraus de nossa evolução e também manifestar toda nossa essência.

Assim sendo, não podemos desperdiçar essa oportunidade vivendo por viver... deixando nossa vida passar em brancas nuvens.

Se acaso não conseguimos perceber com clareza o propósito de nossa existência, ainda assim podemos nos determinar a buscar em cada situação vivida uma entrega de alma.

Viver intensamente cada instante, estar atento as nossas escolhas e reações diante dos fatos, observar que tipo de sentimento nutrimos no peito, e acima de tudo sentirmos prazer em viver.

Para aqueles que vêm com uma missão bem definida o grande segredo é não esmorecer, persistir sempre, pois com certeza alcançará êxito.

Mas para a grande maioria que não consegue descobrir “a que veio”, basta se disciplinar a ver a vida como uma grande escola, onde cada lição deve ser assimilada e experimentada, assim desta forma no decorrer do caminho, a sua importância e a sua contribuição se manifestará espontaneamente, cumprindo com primazia os desígnios do Criador.

E o nosso dever cumprido trará, com certeza, a sensação de realização, que enxerta nossa alma de Paz, Amor e Felicidade.

Viva Intensamente!

sábado, 22 de maio de 2010

Para Meu Grande Amor

Hoje é o aniversário de meu maridão, por isso quero aqui publicamente agradecer seu companheirismo, cumplicidade e acima de tudo seu Amor... (e outras coisitas mais, que não convém aqui comentar rs rs).

Espero que ele seja sempre muito feliz, pois sei que quanto mais feliz e realizado ele estiver mais coisas boas nós (eu e meus filhotes) viveremos ao seu lado.

Parabéns Meu Amor, Meu Amigo, Meu Amante...

Obrigada pelo filhos maravilhosos que fizemos juntos e por todos os momentos que passamos lado a lado.


Para o Meu Amor

Há determinados instantes
Que a vida nos transporta
Para um mundo de sonhos
Aonde nada importa

Um mundo mágico
Sem dor ou tristeza
Com sensações intensas
E profunda beleza

Neste lugar, só existe alegria
Sofrimento? Nunca há
E sabe por que é assim?
Porque você esta lá!

(Poesia escrita em 05/09/90, dois meses após conhecer meu grande amor)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pedido de Desculpas

Hoje uma amiga me encaminhou um e-mail com pedido de desculpas.

Ela acreditava ter sido grosseira ao me negar algo, que eu havia lhe pedido.

O engraçado é que o que eu queria e ousei pedir fugia as regras do local onde estávamos e onde ela cumpria a tarefa de coordenadora, ou seja, por motivos emocionais e até justificáveis eu estava a lhe pedir que abrisse uma exceção e autorizasse que eu fizesse algo “errado”.

Muito embora, o que me movia era uma boa intenção, eu tinha consciência de estar abusando e por isso nem me ative ao tom “grosseiro” que ela comentou ter usado.

Estou aqui a comentar esse fato, porque me chamou a atenção o cuidado que “pessoas do bem” tem com o semelhante. Como disse ela estava com a razão e de forma alguma percebi sua grosseria, mas mesmo assim como ela se cobrou, achando que poderia ter sido mais gentil, mesmo tendo que negar meu pedido, resolveu se desculpar.

E ao pedir desculpas ela disse algo que no meu ponto de vista deveria ser adotado por todas as pessoas que buscam se melhorar e crescer como ser humano.

Ela disse: “Sei que quando pedimos desculpas nós nos comprometemos a não fazer de novo a mesma coisa, e tomara que eu consiga mesmo.”

Realmente pedir desculpas é um grande passo para nosso crescimento, mas entender que o pedido de desculpa significa um compromisso consigo mesmo para não repetir o fato, é fundamental para não usarmos a desculpa como muletas, repetindo os erros, mas sim como um treinamento para novas posturas e atitudes diante dos outros e da vida.

Obrigada, Simone pela lição de humildade e espero que possamos viver muitos momentos como este. Com erros e enganos, uma vez que ainda somos falíveis, mas com a ousadia de usar esses tropeços para aprendermos um pouco mais.

Boas Lições para Todos Nós!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

terça-feira, 11 de maio de 2010

Epitáfio

Começamos hoje mais uma divisão de nosso Espaço. Músicas que embalam o Coração.

Nesta parte postarei músicas que acredito serem verdadeiras poesias que encantam a alma de quem as ouve, ou mesmo lições de vida, filosofia em forma de notas musicais que nos ajuda a crescer como ser humano.

Escolhi para começar uma música que dispensa comentários, recomendo que leiam ou ouçam com atenção, com o coração aberto, pois com certeza vocês sentiram a profundidade de tudo que ela diz.

Epitáfio

Compositor: Sérgio Brito
Intérpretes: Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído?
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor

Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído?
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aos Meus Amigos Portugueses


Acabei de assistir uma reportagem sobre a Ilha da Madeira, e não poderia deixar de registrar que fiquei muito encantada com o pouco que vi.

Confesso que fiquei com muita vontade de ver ao vivo e a cores todo o charme que transbordava da Ilha no inicio da primavera. As flores são deslumbrantes, diferentes, e as crianças fazendo o muro da esperança, achei de muito bom gosto para estimular os pequenos a cultivar a natureza. Belo exemplo.


Que o Universo conspire a meu favor para que eu possa viver a experiência de conhecer Portugal, dando um pulo à Ilha da Madeira, para me deliciar com o princípio da história de meu país, afinal somos ou não irmãos.

Abraços carinhosos a todos os Lusitanos, e obrigada aos seus antepassados por terem nos descobertos.

Boa Semana a Todos!

sábado, 8 de maio de 2010

Feliz Dia das Mães!!!

Mãe



A ti ofereço...

Flores, Doces e Amores...
Laços, Fitas e Abraços...
Beijo, Colo e Cheiro...
Folia, Saúde e Alegria...
Eterno, Amor Materno...
Pois, Tu és...
Sorriso, Encanto, Flor...
Aconchego Divino, Puro Amor!!!




Um Grande Abraço a Todas as Mães!!!

Que Deus as abençõe!!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Piquenique


Às vezes, ficamos trancados dentro de casa durante um feriado ou fim de semana por estarmos sem dinheiro pra grandes viagens ou passeios a shoppings, cinemas, etc., e reclamamos do tédio, do marasmo. 

Falta-nos a simplicidade das crianças... que sabem ser felizes com pouco. Aqui vai uma sugestão, barata, prática e deliciosa. Faça um Piquenique. Parece algo fora de moda, e é. Mas ai é que está a graça. 


Junte a criançada, arrume uma cesta ou algo que o valha, coloque dentro alguns lanches (o lanche do café da tarde), algumas guloseimas e uma garrafa de suco, e voalá! Temos um banquete.

Acrescente a isso uma bola, bicicletas (se o parque for próximo, ou der pra levar no carro), e principalmente muuuuita disposição.

As crianças adoram explorar o desconhecido. Principalmente as que vivem em cidades grandes. Um pássaro diferente, o borbulhar dos peixes no lago, um formigueiro gigantesco, tudo se transforma em “grandes” descobertas.


Não há desculpa pra esse programa, pois em praticamente todas as cidades, sejam grandes ou pequenas, há sempre um parque. É preciso somente que tenhamos iniciativa e desprendimento pra ousar fazer um programa deste tipo.

Parece programa de índio, mas quem disse que programa de índio é algo ruim, eles sim sabem curtir a vida de forma natural, reverenciando a natureza com o respeito que ela merece.

Vamos ser um nativo por algumas horas nos integrando a energia da terra e levar nossos curumins para se divertirem com “pouco”, sem vídeos-game e computadores, descobrindo o que é ser livre e naturalmente humano.

Bom piquenique a Todos!

PS: Cuidado com as formigas... elas tentarão levar suas guloseimas. Há, há, há.

Dica: Parque do Lago – Salto – SP
As fotos do post são do Parque do Lago, um local muito agradável, e propício pra se fazer um delicioso Piquenique.

Ele fica a 120 km de São Paulo (Capital), na cidade de Salto. Pra quem mora por perto, fica a dica pra ir conhecê-lo.
Informações no site: www.salto.sp.gov.br

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Quando a vida traz um problema

Quando a vida nos traz um problema recorrente, ou seja, que se repete com freqüência, é porque temos algo a aprender com essa situação.

Às vezes há uma característica em nosso jeito de ser, ou um padrão de pensamento que teima em nortear nossas ações, mas que já deveriam ter sido abandonados por nós. Já não combinam com o nosso momento atual. Sabemos fazer melhor.

Assim, a vida começa a cobrar a mudança de atitude dentro do que já compreendemos e sabemos ser mais funcional e adequado. E ela faz essa cobrança através de problemas, situações que exijam nosso posicionamento.

Se absorvermos o ensinamento e modificamos nosso pensar e agir, o problema se vai, e não volta mais. Pelo menos não esse tipo de problema.

Entretanto se teimamos em agir igual antes, não compreendendo que devemos expandir nossa visão sobre essa situação e não absorvemos as lições que a vida nos aplica. Então, por mais que momentaneamente solucionemos o problema, ele voltará.

Às vezes igualzinho, outras vezes remodelado, mas com as mesmas características. Sempre com o intuito de nos fazer aprender e crescer com a dificuldade.

Desta forma, se há algum aspecto de sua vida que está sempre em dificuldade, que mesmo com toda sua dedicação não anda, não se resolve, é porque você já sabe fazer melhor, ou fazer diferente.

Observe seu modo de agir nesse aspecto de sua vida. Reaja diferente da próxima vez que surgir um contratempo. Procure quebrar paradigmas, padrões de pensamento, ou seja, mude seu jeito de pensar sobre esse assunto.

Muitas vezes, nossas idéias estão ultrapassadas, e nós não notamos, simplesmente porque não questionamos seu por quê. Ou porque, foi nos ensinado que isso é o correto, mas correto aos olhos de quem, e em que época. Tudo na vida muda. As idéias, as pessoas, os comportamentos.

É imprescindível acompanharmos a mudança dos tempos.
E caso um problema se repita com freqüência, pergunte-se: O que eu tenho que aprender com ele? Sinta a resposta... a vida sempre responde.

E mude, pois assim com certeza seus caminhos se abrirão. Pelo menos até a próxima lição, neste ou em outro aspecto de sua vida.
Afinal a Vida é uma Escola em tempo Integral.

Boa Aula!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A gente se acostuma


A gente se acostuma a fazer tudo igual
Como se os gestos e atitudes de cada indivíduo
Fosse o parâmetro para julgá-lo normal
Mas esse é o grande perigo.

Não somos iguais, somente semelhantes
E ao nos nivelarmos e moldarmos
Estamos enrijecendo nosso semblante
E pior ainda, nos tirando o direito de sermos.

Sermos quem somos, sem medos e angustias
Tendo prazer em demonstrar o que se sente
Jogando-se na vida de corpo e alma, sem renuncia
Vivendo intensamente o momento presente.

Cada ser é único e ao mesmo tempo um grande universo
Vive a dor e a alegria, o desgosto e a realização
Uma galáxia de emoções, com frente e verso,
Reflexo do amor de Deus nutrindo a Criação.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Sou como você me vê

Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania.
Depende de quando e como você me vê passar.

Clarice Lispector

Não é porque é minha xará, mas esta mulher é de uma sabedoria profunda. Tenho muito a aprender com ela. Espero que a semelhança no nome contribua para o meu entendimento.

Realmente, tudo na vida depende... depende de como estamos ao viver o fato... de como reagimos ao ocorrido... de quando isto acontece... e da repercussão que tem a nossa volta.

Às vezes algo que seria arrasador passa como uma experiência tranqüila, enquanto algo simples de repente se transforma numa situação limite e desafiadora.

Essa é a grande sabedoria a ser absorvida. Ser o que somos em essência e percebermos que a forma como estamos sendo interpretados, pode não retratar a nossa verdadeira intenção, pois a visão do observador pode ser equivocada.

E da mesma forma que em alguns casos engrandecerão nossas atitudes, vendo em nós amizade, força e coragem; em outros poderão nos taxar de mesquinhos, fracos ou insinceros.

Quem observa usa sua própria medida para avaliar o que vê. Assim o crivo de sua sentença passará sempre pelos seus receios e por suas ilusões mais profundas.

É muito complicado entender o ser humano. Nós também utilizamos nossos pesos e medidas para interpretar a ação do outros. É o que conhecemos... fica difícil usar outros parâmetros.

Mas como disse, ai está o aprendizado... devemos quebrar paradigmas... nos livrar de vícios mentais que nos faz crer que cada atitude tem sempre uma única explicação.

As pessoas são diferentes uma das outras e estão sempre em evolução o que significa que não há regras e a cada instante seremos aquilo que o outro consiga ver em nós.

Que possamos abrir nossos olhos, envoltos em boa vontade, ao observarmos as atitudes de nosso próximo, procurando ver o lado bom de suas ações e caso não seja possível, não nos deixemos contaminar por julgamentos precipitados, e sensações ruins.

Ao observar alguém lembre-se: Cada um é como você vê...

Veja o melhor!